O Papa às famílias na abertura do Ano da Família: a Igreja está com vocês
“Não basta reiterar o valor e a importância da doutrina, se não nos tornarmos guardiões da beleza da família e cuidar compassivamente de sua fragilidade e de suas feridas”, afirma Francisco em sua mensagem na abertura do “Ano da Família”, destacando que a franqueza do anúncio evangélico e a ternura do acompanhamento são os dois aspectos coração de toda pastoral familiar. O Papa enfatiza que o Ano dedicado à família será um tempo propício para levar adiante a reflexão sobre a Exortação apostólica pós-sinodal Amoris laetitia.
“Somos chamados a acompanhar, a ouvir, a abençoar o caminho das famílias; não apenas a delinear a direção, mas a fazer o caminho com elas; a entrar nas casas com discrição e com amor, para dizer aos esposos: a Igreja está com vocês, o Senhor se faz próximo de vocês, queremos ajudá-los a custodiar o dom que receberam.” – Papa Francisco (no Simpósio de estudos sobre o tema “O nosso amor cotidiano”, organizado pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida junto com Diocese de Roma e o Pontifício Instituto Teológico João Paulo II, para abrir o Ano do Família, por ocasião do quinto aniversário de publicação da Amoris laetitia).
Dia Internacional das Famílias ressalta papel das novas tecnologias no convívio
O impacto sobre o bem-estar e desenvolvimento social foi analisado na 59ª. sessão da Comissão para Desenvolvimento Social; novas tendências, mudanças demográficas e rápida urbanização estão moldando mundo de forma dramática.
Segundo as Nações Unidas, 65% de todas as famílias são formadas por apenas casais ou por casais com crianças de qualquer idade. Existem ainda os casais que vivem com os filhos e com outros membros das famílias como os avós.
Migrações
Este ano, o tema ressalta o papel das novas tecnologias para o bem-estar e o desenvolvimento social.
O mundo está experimentando transformações com grandes tendências, mudanças demográficas, rápida urbanização e as migrações, além de mudanças climáticas.
A ONU afirma que a pandemia da Covid-19 mostrou a importância das tecnologias digitais para o trabalho, a educação e a comunicação. Com a crise global de saúde, foram antecipados câmbios tecnológicos que já estavam a caminho na sociedade e no trabalho. As inovações como as nuvens digitais, algoritmos e dados em massa são alguns exemplos.
Sem-teto
A queda no número de famílias estendidas e o aumento no número de famílias com pais ou mães solteiros têm chamado a atenção para a questão da proteção social.
O Dia Internacional da Família foi criado em 1989 pela Assembleia Geral, que quatro anos depois decidiu que o 15 de maio seria destinado ao Dia Internacional das Famílias.
Em todo o mundo, a licença maternidade, que era oferecida em 89% dos países em 1995, agora existe em 96% das nações, segundo dados de 2015.
Apenas 57% das mulheres casadas, ou em uniões estáveis, decidem sobre a frequência de relações sexuais e o uso de anticoncepcionais e outros serviços reprodutivos.
A situação de famílias sem-teto tem aumentado. Em alguns países europeus, esta taxa é de 20% acima do número total de pessoas sem teto na população do continente.
Fonte: Vatican News – Raimundo de Lima