Dia dos Pais

Foto de Jochen van Wylick no Unsplash

Dom Eurico dos Santos Veloso
Arcebispo Emérito de Juiz de Fora (MG)

 

“Como um pai tem compaixão de seus filhos, assim o Senhor tem compaixão dos que o temem; pois ele sabe do que somos formados; lembra-se de que somos pó” (cf. Sl 103,13-14)  

Hoje, neste Segundo Domingo dedicado ao Mês das Vocações, celebramos o Dia dos Pais, momento que dedicamos uma das bases familiares, onde a figura paterna é essencial para consolidação da ética, moral e amor para com os seus filhos.

Ser pai, vai muito além da figura do homem trabalhador, o que traz o sustento da família junto da mãe… Ser pai, é vivenciar o amor todos os dias em cada passo que o seu filho possa dar; nas pequenas vitórias diárias e no incentivo em levantar-se quando ocorre uma frustação. Nas palavras do Papa Francisco: “(…) um bom pai sabe esperar e sabe perdoar, do fundo do coração. Certo, sabe também corrigir com firmeza: não é um pai frágil, complacente, sentimental. O pai que sabe corrigir sem degradar é o mesmo que sabe proteger sem se economizar” (Pp. Francisco).

Ora, dentro da sociedade polarizada que vivenciamos, o papel do pai passa por um desafio ainda maior, principalmente transmitir aos seus filhos que o diálogo, a paciência, a compreensão e o amor são chaves para derrubar os muros do extremismo e preconceito. Afinal, o filho que recebe e vivência estas chaves, cumpre em colocar em prática a herança recebida e testemunhada em seus pais. Afinal, “o pai ‘sabe bem quanto custa transmitir esta herança: quanta proximidade, quanta doçura e quanta firmeza’, mas também ‘quanto consolo e recompensa se recebem quando os filhos honram esta herança! É uma alegria que redime todo cansaço, que supera toda incompreensão e cura toda ferida’” (Pp. Francisco).

Assim, celebrar o Dia dos Pais é agradecer a Deus pelo dom de tamanha vocação, daqueles que o Senhor escolheu para transmitir e vivenciar a Sua própria misericórdia e amor do Pai do Céu em meio as limitações. Afinal, ser pai é esforçar todos os dias em testemunhar o Amor de Deus todos os dias.

Saudações em Cristo!

Fonte: CNBB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui