Na sexta-feira, 18 de fevereiro, o bispo de Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro, divulgou uma carta em que estabelece o dia 20 de fevereiro como o ‘Dia de Oração pelas Vítimas da Tragédia das Chuvas’.
“Nunca podemos nos esquecer que, mesmo nesse vale sombrio, podemos contar com a presença misteriosa do Senhor, que nos dá segurança e, por isso, de nenhum mal haveremos de ter medo (Sl 22,4), ressalta dom Gregório no documento”.
Na carta, o bispo orienta que em todas as paróquias e igrejas da diocese, onde for celebrada a Santa Missa, será na “intenção dos atingidos e, também, em sufrágio dos falecidos, fazendo especial menção na Oração dos Fiéis. Convocamos também os nossos diocesanos a se unirem em prece e realizarem, nesse mesmo dia, especiais orações nas mesmas intenções”.
Na última terça-feira (15), uma forte chuva caiu sobre a cidade da região serrana fluminense, provocando deslizamentos e enchentes. Segundo a Defesa Civil estadual, o número de mortes pela chuva chegou a 120.
A presidência da CNBB pediu, em mensagem divulgada na última quarta-feira (16), união dos cristãos católicos no amparo às famílias enlutadas e desabrigadas, vítimas das chuvas em Petrópolis (RJ).
Leia abaixo a íntegra da carta do Bispo de Petrópolis:
Petrópolis, 17 de fevereiro de 2022
Estimados Padres, Diáconos, Religiosos, Religiosas, Consagrados, Consagradas, Membro das Novas Comunidades e Movimentos, Seminaristas, Agentes de Pastoral e amado Povo de Deus.
A tarde da última terça-feira, 15 de fevereiro de 2022, ficará marcada na vida de nossa histórica cidade de Petrópolis. Uma catástrofe abateu-se sobre todos os seus habitantes que, sem sombra de dúvida, partilham da dor e do desespero de alguns dos seus conterrâneos, os que foram atingidos de maneira brutal e direta pela chuva torrencial, que a uns ceifou a vida, a outros privou do que tinham: seus bens, adquiridos pelo suor do trabalho.
A Igreja, que está em Petrópolis, ao ver as lágrimas nas faces de seus filhos e filhas, tem procurado, com a ajuda de muitos, prestar todo tipo de suporte possível: material, médico, psicológico e sobretudo espiritual, iluminando o vale tenebroso do medo e da morte a com a brilhante luz que emerge de Jesus Ressuscitado. Nunca podemos nos esquecer que, mesmo nesse vale sombrio, podemos contar com a presença misteriosa do Senhor, que nos dá segurança e, por isso, de nenhum mal haveremos de ter medo (Sl 22,4).
Com grande confiança em Deus continuaremos nossos trabalhos fraternos em favor de todos os que sofrem as consequências dessa tragédia. Assim, instituímos em toda a Diocese de Petrópolis o DIA DE ORAÇÃO PELAS VÍTIMAS DA TRAGÉDIA DAS CHUVAS, a ser celebrado nesse ano de 2022, no próximo dia 20 de fevereiro. Os sacerdotes celebrarão as Santas Missas na intenção dos atingidos e, também, em sufrágio dos falecidos, fazendo especial menção na Oração dos Fiéis. Convocamos também os nossos diocesanos a se unirem em prece e realizarem, nesse mesmo dia, especiais orações nas mesmas intenções.
Dada a urgência desse comunicado, pedimos a utilização de todos os meios de comunicação para que ele possa chegar ao maior número de pessoas.
Com a bênção do Senhor, que está entre nós,
Dom Gregório Paixão, OSB
Bispo de Petrópolis (RJ)
Texto e imagem: CNBB