Cristãos “mais pobres dos pobres”

Foto: ACN Notícias

Além do crescente fundamentalismo islâmico e da intolerância, os cristãos no Paquistão, os “mais pobres dos pobres, também tiveram que lidar com a intolerância endêmica e foram desproporcionalmente afetados pela pandemia de Covid-19.

Assim, muitos cristãos desse país não veem nenhuma esperança para o seu futuro. Afinal a discriminação ainda é abundante e o fundamentalismo islâmico está aumentando.

Dom Samson Shukardin, da diocese de Hyderabad, falou sobre a situação em seu país durante uma visita à ACN, e destacou uma situação de desespero para muitos cristãos, especialmente os jovens.

O sofrimento dos “mais pobres dos pobres”

“Os cristãos são os mais pobres dos pobres. Financeiramente, eles são fracos e um grande número é analfabeto. Os jovens não enxergam futuro, estão desempregados, alguns se envolvem com drogas porque não têm esperança”, explica.

Muitos fatores contribuem para essa situação, mas ele acredita que há um certo remédio. “Poucos meninos e meninas cristãos alcançaram uma boa posição na sociedade, a maioria deles são fracos e lutam. O principal desafio para os cristãos é a educação. Eles devem se educar igualmente ao resto da sociedade, caso contrário não terão como sair da pobreza ”.

Aumento de extremistas é mais uma ameaça aos mais pobres dos pobres

Além dessa situação estrutural, existem outras ameaças à vida e ao bem-estar dos cristãos, que, ao todo, representam pouco mais de 1% da população da esmagadora República do Paquistão. O aumento de muçulmanos extremistas, que regularmente têm como alvo os cristãos, é uma grande preocupação. Mesmo em lugares como Hyderabad, onde a presença real de fundamentalistas é pequena, eles deixam um rastro de medo que pesa muito sobre as minorias.
“Mudanças sinistras estão ocorrendo, há medo, mas não há perigo imediato. É um grupo pequeno, mas sua influência é maior”, disse Dom Samson.

Em um país com mais de 220 milhões de habitantes, há limites para o que o governo local e central pode fazer para combater a ameaça fundamentalista. “Eles dão um passo para frente e dois para trás. Suas intenções são boas, mas eles não podem fazer nada.”

Influência social muito forte

A ameaça de violência e a influência social de grupos fundamentalistas podem ser vistas no fato de que, apesar das campanhas internacionais e até mesmo alguma pressão de bravos para os políticos, a infame lei da blasfêmia do Paquistão, que já viu dezenas de pessoas presas injustamente e até mesmo condenadas à morte, permanece intocada. Então os líderes cristãos quase perderam a esperança de que possa ser revogada.

“Na minha diocese houve um caso envolvendo cristãos”, diz o bispo, “mas há outros com hindus e outras pessoas. Este problema já se arrasta há muito tempo. Afinal sabemos que não podemos destruir esta lei, mas pelo menos pedimos que seja construída de forma a que pessoas inocentes não sejam pegas por ela. Muitas vezes, pessoas inocentes são acusadas por motivos de vinganças pessoais, ciúme, religião.”

Aproximação do Papa melhora as relações

Apesar da situação, o diálogo com os muçulmanos e outros grupos religiosos continua forte e tem sido muito ajudado pela ênfase do Papa Francisco na necessidade de aprofundar as relações fraternas.

“A relação e o diálogo do Papa com outros grupos, especialmente os muçulmanos, têm desempenhado um papel vital. Sua visita aos Emirados Árabes Unidos foi muito apreciada pelos muçulmanos e todo o seu enfoque no diálogo inter-religioso também aproximou as diferentes comunidades. Na minha diocese temos grupos que frequentam regularmente os eventos, programas e festas uns dos outros”, explica Dom Samson à ACN.

“Os muçulmanos não precisam se inscrever”

Isso significa que há esperança para o futuro, apesar do estigma social duradouro que os cristãos enfrentam. Por exemplo, vagas que os muçulmanos consideram abaixo de sua dignidade são frequentemente anunciadas como sendo exclusivamente para cristãos ou hindus. “Às vezes você vê isso no jornal. Algumas organizações anunciam empregos apenas para hindus e cristãos. Então eles têm empregos fixos para as minorias”.

Esse fato tem consequências e fez com que os cristãos fossem desproporcionalmente afetados pela pandemia de Covid-19.

“Muitas das mulheres e meninas trabalham como empregadas domésticas nas casas, limpando, lavando pratos, e quando a pandemia começou seus empregadores se recusaram a mantê-las. Então muitas de nossas meninas e mulheres perderam seus empregos. Os níveis de pobreza tornaram-se muito elevados durante este tempo”, afirma o bispo.

Nascido em 1961, o bispo Samson Shukardin estudou em uma escola católica antes de se juntar aos franciscanos, onde serviu por anos antes de ser chamado para servir como bispo. Atualmente, uma das responsabilidades do Bispo é liderar a Comissão Nacional de Justiça e Paz, que se beneficia do apoio financeiro da ACN. ACN está muito presente no Paquistão, financiando e incentivando.

Fonte: ACN