Cristãos, judeus e muçulmanos juntos na Casa da Família Abraâmica

Casa da Família Abraâmica em Abu Dhabi

Um ponto de referência em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, que inclui uma sinagoga, uma igreja e uma mesquita e que pretende ser um farol de compreensão e coexistência pacífica entre as três religiões monoteístas, inspirado no Documento sobre a Fraternidade Humana

 

Está sendo construída em Abu Dhabi, a capital dos Emirados Árabes Unidos, a Casa da Família Abraâmica: uma sinagoga, uma igreja e uma mesquita em um complexo que está programado para abrir em 2022. Estas são as declarações do Comitê Superior da Fraternidade Humana (HCHF). O órgão, que também está supervisionando o projeto, ressaltou que a iniciativa é inspirada no documento de 2019 sobre a Fraternidade Humana. Construído na ilha Saadiyat em Abu Dhabi, o projeto está sendo seguido de perto pelo Papa Francisco e o Grão Imame de al-Azhar, Ahmed el-Tayyeb, que aprovou o projeto.

Os valores compartilhados das três fés

O projeto da Casa da Família Abraâmica, do arquiteto David Adjaye, expressa os valores comuns do judaísmo, do cristianismo e do islamismo através de três edifícios principais: uma mesquita, uma igreja e uma sinagoga, localizados em um só lugar. “Como tal, o complexo constrói pontes entre as civilizações humanas e as mensagens celestes”. Os nomes das três casas distintas são “Mesquita Imam al-Tayyeb”, “Igreja de São Francisco” e “Sinagoga Moisés Ben Maimon”. Além dos 3 locais de culto, o local inclui um centro cultural que visa encorajar as pessoas a decretar a fraternidade humana e a solidariedade dentro de uma comunidade que preza os valores do respeito recíproco e da convivência pacífica, enquanto que o caráter único de cada fé é preservado.

Fonte: Vatican News – Robin Gomes

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui