Crianças se despedem da catequese para o recesso de fim de ano – montagem do presépio marca as atividades do último dia

O fim do ano se aproxima. Com ele, também chega o recesso para as atividades da catequese na Comunidade Matriz Nossa Senhora da Saúde. Agora, cerca de 100 crianças e adolescentes, com idades de 7 a 14 anos fazem uma pausa e só retomam o ritmo em fevereiro de 2020.

A despedida é sempre marcada pelo clima natalino. Um momento especial para as crianças e catequistas que, ao longo de todo o ano, trabalham a Palavra e a vida de Jesus, o Verbo Encarnado que celebramos no Natal.

Mais do que a expectativa pelos presentes e brinquedos, elas são preparadas para compreender o real sentido do Nascimento do Salvador. E, acreditem, as crianças se encantam e participam ativamente do Advento, à espera da chegada do Senhor Jesus.

A “preparação” do presépio é um instante único e esperado. Este ano, elas fizeram várias pequenas “construções” – maquetes de papelão, madeira e outros materiais -, para serem usados no presépio. As catequistas dão o tom da espiritualidade a todo este processo que é iniciado com um momento de oração e animação catequética.

Crianças “percorrendo” o caminho de José e Maria até Belém.

Com várias imagens agrupadas em pontos diferentes do salão paroquial, as crianças começaram a “caminhada” junto com Maria e José, rumo a Belém, para o censo. Neste caminhar, se encontraram com os pastores e com o anjo que anuncia a eles a chegada do Menino Jesus.

Crianças com os “pastores”, que recebem do anjo a notícia do nascimento de Jesus

Em cada pausa, uma reflexão! Até o instante em que todas as crianças param diante do “estábulo”, no qual a manjedoura, em breve, será o bercinho do nosso Senhor. São os próprios catequizandos que conduzem José e Maria até o local e ali depositam, também, a delicada imagem do Menino, Salvador da humanidade. Representando os pastores, lá vão todas as crianças, visitá-Lo.

Compõem todo o cenário, a beleza das crianças em oração. É assim, com o coração aberto para celebrar a chegada do Natal, que os catequizandos se despedem de mais um ano de atividades. No meio do grupinho animado de meninos, um deles solta a voz: “é importante celebrar o Natal, porque Ele (Jesus) salvou a gente”. Outro aponta o dedinho e mostra a coroa do Advento. Do outro lado do salão, Maria Eduarda, de 8 anos, explica: “a primeira vela a ser acesa é a roxa; a segunda, a verde; a terceira, a rosa; e a quarta, a branca”! E a amiguinha, Sofia Pereira, 10 anos, completa: “o Natal não é só ganhar presente, é o nascimento do Menino Jesus – o presente de Deus pra gente”.

Rafael Couto, Arthur Felipe, Yuri Silva, Júlio César, Lucas Couto, Raíque Nascimento e Carlos Eduardo
Maria Eduarda e Sofia Pereira

Em todas as turmas da catequese, o último dia foi encerrado com um delicioso lanche partilhado – uma alegria a mais para a criançada se confraternizar.

Depoimento

Na turminha da terça-feira pela manhã, Lucimar Geralda da Silva, mãe do catequizando Carlos Eduardo, deu um depoimento emocionante: “há cerca de 15 dias, ele começou a ter febre e perdeu todo o movimento das pernas ficando, inclusive, na cadeira de rodas. Graças a Deus, o diagnóstico foi rápido e o tratamento deu certo”. A recuperação da criança foi celebrada pelo grupo. Juntos, numa corrente de oração, todos deram graças ao Pai – porque Ele é sempre bom.

Assessoria

Obs.: As atividades de evangelização pela catequese são desenvolvidas, na Comunidade Matriz, às terças-feiras, com turmas de 9 as 10h e de 16h as 17h e às quartas-feiras, de 9h as 10h. A turminha da perseverança tem seus encontros sempre às segundas-feiras, das 18h30 às 19h30.

Clique nas fotos abaixo para vê-las ampliadas.