Corpus Christi – Deus caminha no meio de nós

Peregrinação com o Santíssimo Sacramento (3/06/2021) - Foto de Annie Dante

Não estamos sós. Deus caminha conosco, ajuda-nos a atravessar este vale de lágrimas derramadas pelos mais de 469 mil mortos, vítimas da covid-19 no Brasil – entre tantas outras perdas que muitos de nós, vizinhos, amigos… tiveram que enfrentar.

A pandemia nos impediu, pelo segundo ano consecutivo, de ir às ruas, confeccionar os tradicionais tapetes de uma das procissões mais lindas da nossa Igreja: a de Corpus Christi.

A gente até pode dizer que “anda meio cansado”, que há dias em que acordamos já com o pensamento: “quando é que tudo isso vai passar?” Mas o que a gente não pode nunca… é perder a fé e a esperança. Ao contrário: é na vitória de Cristo sobre a morte que devemos depositar a nossa própria vida. Nele reside a certeza de que nunca caminhamos sozinhos: “E eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos!” (Mt 28,20)

De certa maneira, a Solenidade de Corpus Christi é isso, é Jesus caminhando no meio do seu povo, nos reorientando, nos apontando o melhor caminho, nos acolhendo nesta áurea de amor e ternura. Por outro lado, é também o povo de Deus acolhendo a passagem do Mestre, disposto a ouvir o que Ele sempre tem a dizer, pronto para adorá-Lo.

A presença real de Jesus em Corpo, Sangue, Alma e Divindade na Sagrada Eucaristia é um conforto para nós católicos. É um alento profundo neste momento que, por vezes, nos parece tão caótico. Jesus Eucarístico é verdadeiramente Jesus Cristo, Aquele capaz de nos alimentar física e espiritualmente. A festa de Corpus Christi ressalta isso, nos faz recordar a veracidade da presença do Cristo na hóstia consagrada.

Não nos ajoelhamos diante de falsos deuses! Nos curvamos diante Daquele que vai à nossa frente, que é o nosso Mestre e o Rei dos reis, o Sumo Sacerdote.

É assim que a comunidade de fé acolheu a passagem do Santíssimo Sacramento durante as peregrinações que aconteceram nas três comunidades paroquiais.

Pela manhã, na Comunidade Nossa Senhora de Fátima; à tarde, na Comunidade Matriz Nossa Senhora da Saúde; e à noite, na Comunidade Nossa Senhora da Conceição.

Peregrinação por ruas da Comunidade Nossa Senhora de Fátima
Peregrinação por ruas da Comunidade Matriz Nossa Senhora da Saúde
Peregrinação por ruas da Comunidade Nossa Senhora da Conceição

Mais uma vez os fiéis enfeitaram as janelas, montaram pequenos altares na calçada, em frente as casa, balões em várias partes do percurso e o mais bonito: a inigualável expressão de fé, amor, devoção e adoração estampadas em cada face. Como sempre nos diz Padre Paulo Marcony: “as pessoas estão famintas por Jesus”.

Durante as peregrinações, foram entregues várias doações para a tradicional campanha realizada durante o Corpus Christi, “O Corpo de Cristo Aquece e Alimenta”. Este ano, além de agasalhos e cobertores, em função da pandemia, a campanha arrecadou também alimentos. Todos os produtos arrecadados serão organizados nas comunidades e encaminhados aos mais necessitados.

A Santa Missa desta solenidade também foi celebrada nas três comunidades. Ainda que as igrejas possam receber apenas um número reduzido de fiéis, lá estava o povo de Deus!

Gratidão talvez seja a palavra que melhor define a celebração do Corpus Christi este ano. Afinal, mesmo com a pandemia, Jesus foi às ruas, abençoou o seu povo e renovou em cada um de nós aquela profunda certeza de São Paulo: “Pois estou convencido de que nem a morte nem a vida, nem os anjos nem os principados, nem o presente nem o futuro, nem os poderes, nem a altura, nem a profundeza, nem qualquer outra criatura poderá nos separar do amor de Deus manifestado em Cristo Jesus, nosso Senhor” (Rm 8,38s).

Liliene Dante

 

Fotos e vídeos da peregrinação e Santa Missa da Solenidade de Corpus Christi estão disponíveis em nossa página no facebook. Clique aqui

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui