Coroação na Matriz: humilde Maria, Rainha dos Céus

Entre nós, católicos, o mês de maio é dedicado à Maria. A tradição vem de longa data e, de certa maneira, está relacionada a Santo Estêvão, rei da Hungria, que no século X consagrou todo o seu reino a Nossa Senhora, colocando a sua coroa aos pés da imagem de Maria Santíssima. O mesmo teria feito Dom Afonso Henriques e Dom João IV, reis de Portugal. Mas foi São Felipe Neri que tornou o mês de maio especial – ao final do mês, o santo sempre oferecia uma coroa de flores a Nossa Senhora.

Em 1884, a princesa Isabel, em sua segunda visita à Basílica Velha, em Aparecida, ofereceu uma coroa para a Mãe Aparecida. Ela foi colocada na imagem durante uma cerimônia solene do decreto do Papa Pio X, no qual Maria foi coroada como Rainha. Em 1930, o Papa Pio XI decretou Nossa Senhora Aparecida como Rainha e Padroeira do Brasil (A12).

O gesto de coroar é simbólico, mas externa todo o carinho dos cristãos pela Mãe de Jesus – humilde serva que foi coroada Rainha dos Céus.

Nas comunidades da Paróquia Nossa Senhora da Saúde, as coroações continuam a fazer parte do calendário de maio. Participam crianças da catequese, de escolinhas e entidades da cidade. Uma maneira inspiradora de mostrar aos pequeninos a importância de Maria no cumprimento da promessa de Deus.

Mas não são apenas as crianças que ainda se encantam com o momento da coroação. Na Matriz da Saúde é tradição que as “mães” tenham seu próprio dia para coroar Nossa Senhora – afinal, o mês de maio também é delas! Maria foi e é o grande modelo de mãe.

No último domingo do mês, 26/05, um grupo de mães foi o responsável pela homenagem à “Mãezinha do Céu” – um momento inesquecível para todas que vivem o milagre de ser mãe e buscam em Maria a inspiração e fortaleza para seguir na caminhada.

Assessoria de Comunicação

Veja outras fotos da coroação na página da Paróquia no facebook: https://www.facebook.com/pg/pnssitabira/photos/?tab=album&album_id=2533783899986328