Confira a agenda do Papa para julho, agosto e setembro

Imagem: reprodução Vatican Media

O calendário das celebrações presididas pelo Pontífice nos meses de julho, agosto e setembro deste ano foi divulgado pela Sala de Imprensa da Santa Sé. Com o adiamento da viagem à República Democrática do Congo e ao Sudão do Sul, Francisco celebra missa com comunidade congolesa em Roma no início de julho. Em agosto, terá Consistório Ordinário Público para a criação de 21 novos cardeais, entre eles, dois brasileiros, e visita pastoral a L’Aquila. Já para setembro, a beatificação de JP I.

Sala de Imprensa da Santa Sé, em 23 de junho, divulgou tanto o programa que confirma a viagem apostólica do Papa Francisco ao Canadá de 24 a 30 de julho, onde a Igreja está empenhada num importante processo de reconciliação com os povos indígenas, como o calendário das celebrações presididas pelo Pontífice nos meses de julho, agosto e setembro deste ano. Para não comprometer os resultados do tratamento que está fazendo no joelho e a pedido dos médicos, ainda no início de junho o diretor da Sala de Imprensa, Matteo Bruni, havia declarado o adiamento da viagem apostólica à República Democrática do Congo e ao Sudão do Sul, então prevista para acontecer de 2 a 7 de julho.

Assim, não podendo seguir “em missão” para “visitar esses povos que carrego no coração”, o próprio Papa anunciou em audiência aos Missionários da África em 13 de junho que irá celebrar no domingo, 3 de julho, uma missa com a comunidade congolesa em Roma. Começa às 9h30 na hora italiana, 4h30 no horário de Brasília, na Basílica de São Pedro, com transmissão ao vivo dos canais do Vatican News, com comentários em português. Seria o mesmo dia da cerimônia programada na cidade de Kinshasa, como Francisco mesmo lembrou naquela oportunidade:

“Traremos Kinshasa a São Pedro, e ali celebraremos com todos os congoleses romanos, que são muitos!”

As celebrações de agosto e setembro
Já para o 
mês de agosto, Francisco vai presidir no sábado, 27 de agosto, na Basílica de São Pedro às 16h na Itália (11h no horário de Brasília), o Consistório Ordinário Público para a criação de 21 novos cardeais e para o voto de algumas causas de canonização.

Já no dia seguinte, domingo, 28 de agosto, está prevista a visita pastoral à cidade italiana de L’Aquila para a celebração do Perdão Celestino: o Papa vai saudar as famílias das vítimas do terremoto de 2009 e vai celebrar missa na Basílica de Santa Maria de Collemaggio, com o rito de abertura da Porta Santa, a partir das 10h na Itália, 5h no horário de Brasília.

No dia 30 de agosto, uma terça-feira, então, o Papa Francisco vai presidir a santa missa na Basílica de São Pedro com os novos cardeais e o colégio cardinalício. A celebração está marcada para às 16h30 na hora italiana, 11h30 no horário de Brasília. Entre os novos cardeais estão dois brasileiros: o arcebispo da arquidiocese de Manaus (AM), dom Leonardo Steiner, e o arcebispo da arquidiocese de Brasília (DF), dom Paulo Cezar Costa.

Para o mês de setembro, segundo o comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé, o Papa vai presidir a missa e o rito de beatificação do Servo de Deus, o Papa João Paulo I. A cerimônia na Basílica de São Pedro começa às 10h30 na Itália, 5h30 no horário de Brasília.

O Santo Padre também irá a Assis, no dia 24 de setembro, para o evento Economia de Francisco, e a Matera, em 25 de setembro, para o encerramento do Congresso Eucarístico Nacional.


Andressa Collet – Vatican News

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui