Começam os preparativos para a visita do Papa à L’Aquila

Imagem: Papa Francisco / Reprodução - Vatican News

Na cidade situada na região central da Itália, o Papa presidirá no próximo dia 28 de agosto o solene rito de abertura do Perdão Celestino. Como preparação serão realizados espaços para reflexão, oração e vigílias e serão fornecidos textos bíblicos e auxílios litúrgicos apresentado o logotipo da visita.

A cidade de L’Aquila se prepara com uma série de iniciativas para acolher o Papa Francisco, que visitará a capital da região Abruzzo em 28 de agosto para abrir o Perdão Celestino, a Indulgência Plenária concedida em 1294 por Celestino V a todos que, arrependidos e confessados, entram na Basílica de Santa Maria de Collemaggio.

O Perdão Celestino é concedido a todos os fiéis durante as vésperas do dia 28 até as vésperas do dia 29 de agosto.

Esta indulgência plenária está registrada na ‘Bula Inter Sanctorum Solemnia’ de 1294, também chamada de ‘Bula do Perdão’. Através desta indulgência o ‘Perdão Celestino’ se converteu no precursor do que hoje conhecemos como Jubileu, estabelecido até o ano de 1300 por Bonifácio III. Até então a indulgência era uma graça que só se outorgava aos cruzados que partiam à Terra Santa ou aos peregrinos que chegavam à Porciúncula em Assis.

Subsídios litúrgicos

Para este ano estão previstos espaços para reflexão, oração e vigílias nas várias paróquias da arquidiocese e os institutos religiosos são convidados a preparar momentos de meditação, para os quais serão fornecidos textos bíblicos e auxílios litúrgicos aos párocos e às comunidades. A arquidiocese também fez circular uma “Oração pela visita do Papa Francisco à L’Aquila” para ser recitada diariamente individualmente e nas comunidades eclesiais, especialmente durante a celebração da Eucaristia.

O logotipo da visita do Papa

A visita de Francisco é marcada por um logotipo no qual a imagem do Papa, no ato amoroso de sua saudação, é realçada pelos vitrais da basílica de Santa Maria di Collemaggio, como um elemento icônico que identifica a cidade de L’Aquila. A imagem destaca a ternura que o olhar de Francisco transmite ao observador, a de um profundo amor pela comunidade de L’Aquila que o Cardeal Petrocchi identificou na expressão Papa-Papai. Os tons dourados dos vitrais da basílica de Collemaggio lembram a quente luz solar que na Assunção de Maria – 15 de agosto – passa pelo elemento decorativo que ilumina o altar-mor da basílica. Contra este fundo dourado, o abraço virtual do Papa na plenitude de sua caridade como pastor da Igreja universal.

Vatican News

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui