Centralidade e convergência do Mistério Pascal

Imagem: PxHere (domínio público)

“Os domingos deste tempo sejam tidos como domingos da Páscoa e, depois do domingo da Ressurreição, sejam chamados de 2º, 3º, 4º, 5º, 6º e 7º domingos da Páscoa. O domingo de Pentecostes encerra este tempo sagrado de cinquenta dias. Os dias de semana depois da Ascensão, até o sábado antes de Pentecostes inclusive, constituem uma preparação para a vinda do Espírito Santo Paráclito. “(23,26)

 

Por Jackson Erpen – Cidade do Vaticano

“À semelhança do domingo, celebra-se todo o curso dos cinquenta dias e todos estes dias são considerados domingos; a ressurreição, na verdade, é no domingo. No domingo o Salvador ressuscitou e retornou entre os homens e após a ressurreição permaneceu com os homens durante todo o período de cinquenta dias. Era portanto necessário que fosse igual a festividade daqueles dias dos quais era a mesma também a sacralidade. (Massimo di Torino, Sermão, 44)”

O Tempo Pascal é o período do ano litúrgico no qual, “partindo do Tríduo Pascal, como da sua fonte de luz” (CIC 1168), é celebrada a Páscoa do Senhor “como se fossem um só dia de festa, ou melhor, “como um grande domingo”‘. O domingo de Pentecostes encerra este tempo sagrado de cinquenta dias.

Depois de celebramos a Ascensão do Senhor e antes da Solenidade de Pentecostes, Pe. Gerson Schmidt* nos propõe hoje a reflexão 1.  Centralidade e convergência do Mistério Pascal:

“O número sete, na sagrada Escritura e tradição, é número da perfeição. São sete sacramentos, sete dons do Espírito Santo, sete pecados capitais, no sétimo dia Deus descansou da criação, o perdão infinito de Jesus 70×7; as sete igrejas do Apocalipse que representam a integridade do Corpo de Cristo, etc. O tempo da Páscoa, que dura 50 dias, ou seja, sete vezes sete dias, vai até Pentecostes, que não é apenas o último dia, mas todos os 50 dias, como afirmou o monge beneditino alemão Odon Casel, já em 1964[1]. A oitava da Páscoa inclui o Domingo de Páscoa com os sete dias seguintes (que culminam no Domingo in Albis, que é chamado hoje da Divina Misericórdia) e continua por mais 40 dias até a Ascensão, para terminar no 50° dia com Pentecostes.

Eusébio de Cesareia (265-339), bispo, literário e considerado o primeiro historiador do cristianismo[2], em seu Tratado sobre a solenidade da Páscoa, destila um precioso vinho novo pascal, descrevendo assim sobre a solenidade em que vivemos, em forma poética e saborosa: “Principiando assim o caminho que leva a Deus, cingimos os rins com o cinto da temperança, protegendo com cuidado os passos da alma. Semelhantes a homens calçados, iniciamos a caminhada da vocação celeste. Usando o bastão da Palavra Divina, e não só a força da prece, para afastar os inimigos, apressamo-nos com toda a alegria em realizar a passagem que conduz até Deus, subindo das coisas inferiores para as superiores, da vida mortal para a imortalidade. Realizada com bom êxito esta passagem, chegaremos à outra solenidade maior, que os hebreus chamam Pentecostes, e que é como a imagem do reino dos céus. Assim diz Moisés: Depois de teres ceifado a messe, contarás sete semanas e oferecerás a Deus os novos pães da nova colheita (Dt 16, 9; cf. Lv 23, 15-16). Essa figura profética da messe significava o chamado dos pagãos; os novos pães são as almas oferecidas a Deus pelos méritos de Cristo, como também as Igrejas oriundas do paganismo, por causa das quais se celebra a grande festa perante Deus, rico em misericórdia. Colhidos pelas foices simbólicas dos apóstolos e reunidos de todas as Igrejas da terra como numa única eira, tornados um só corpo pela profissão da mesma fé, temperados com o sal dos ensinamentos e mandamentos de Deus, regenerados pela água e pelo fogo do Espírito Santo, somos oferecidos a Deus por Cristo como pães agradáveis e saborosos”.

É, sem sombra de dúvida, um texto preciosíssimo, para meditação nesse tempo pascal vivido e celebrado. E continua assim esse texto de Eusébio de Cesareia, do século III e IV da era cristã: “Assim, portanto, reunidos os símbolos proféticos de Moisés para exprimirem uma realidade verdadeira, que realiza em nós uma santidade maior, aprendemos por tradição a celebrar uma solenidade bastante alegre, como já estando unidos a nosso Salvador e gozando de seu Reino. Por conseguinte, não nos é permitido, durante essa festa, mortificar-nos com nenhuma atividade ascética, mas somos instruídos no sentido de apresentarmos a imagem do repouso que esperamos gozar no céu. Eis o motivo pelo qual não nos ajoelhamos durante as orações, nem praticamos espécie alguma de jejum. A quem recebeu a graça de ressuscitar em Deus, não fica bem prostrar-se. Nem a quem foi libertado das paixões, submeter-se a semelhantes austeridades como se ainda fosse escravo dos prazeres. Essa é a razão pela qual, depois da Páscoa, que dura sete semanas inteiras, celebramos Pentecostes, assim como, antes da Páscoa, nos havíamos virilmente submetido, durante seis semanas, aos exercícios quaresmais. O número seis é, por assim dizer, ativo e eficiente. Por isso está escrito que Deus criou o mundo em seis dias. Não é sem motivo que, aos sacrifícios suportados durante a Quaresma, segue-se uma segunda solenidade que dura sete semanas, e nos é concedido um repouso prolongado, cujo símbolo é o número sete. Portanto, – continua o bispo historiador e teólogo – é muito justo que, nos santos dias de Pentecostes, figura do descanso futuro, transbordemos de alegria e demos também descanso ao nosso corpo, como se já estivéssemos com o Esposo: não se fale, pois, em jejum”. Belas e santas palavras que ecoam nesse período pascal.”

Fonte: Vatican News

*Padre Gerson Schmidt foi ordenado em 2 de janeiro de 1993, em Estrela (RS). Além da Filosofia e Teologia, também é graduado em Jornalismo e é Mestre em Comunicação pela FAMECOS/PUCRS.
______________________

[1] Casel (Odon), La Fête de Pâques dans l’Eglise des Pères, 1964.
[2] Eusébio de Cesareia, in: Oficio da Leituras da Oitava da Páscoa, Bienal, segunda-feira pós-Pascoa, Nn. 4-5: PG 24,698-699.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui