Celebração da Páscoa no Mandembo: fruto do anúncio missionário

Moradores, missionárias e diácono Paulo Barcelos na celebração da Páscoa (09/04) na Comunidade Mandembo

“Elas, partindo depressa do túmulo, comovidas e com grande alegria, correram a anunciá-lo aos seus discípulos” – (Mt 28,8)

As mulheres foram as primeiras testemunhas da ressurreição de Jesus.

Foi exatamente a elas, pessoas que viviam à margem socialmente, que o Senhor quis se revelar primeiro. Não aos 12, seus íntimos. Nem àquele que o próprio Jesus colocaria à frente da sua Igreja. Mas, às mulheres.

(Porque muito souberam amar o Mestre! Sem dúvidas no coração, não o negaram como Pedro e nem fugiram como os apóstolos. Ao contrário: foram e anunciaram).

O anúncio na Comunidade Mandembo

Também foram as mulheres que tomaram frente para chegar à Comunidade Mandembo e iniciar, em meados de 2022, a caminhada de evangelização dos moradores desta localidade em Itabira.

O Conselho Missionário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Saúde (Comipa) já desenvolvia atividades em uma outra comunidade vizinha, no Borrachudo. Estimulados pelo Padre Paulo Marcony, os membros do conselho começaram a se organizar para atender também às famílias do Mandembo.

A Irmã Marinez Missio, da Congregação Filhas do Sagrado Coração de Jesus, junto com outras mulheres, leigas já acostumadas ao serviço missionário, fizeram os primeiros contatos em junho do ano passado.

De lá para cá, ainda que a passos lentos, dadas as dificuldades de locomoção das missionárias e aos “horários livres” dos moradores, que trabalham durante todo o dia e das crianças que estudam, o trabalho de evangelização apresenta os primeiros frutos.

A primeira Santa Missa foi celebrada pelo Padre Paulo Marcony no dia 27 de novembro do ano passado, e em 2023 no dia 5 de março. A partir de abril, a Celebração Eucarística acontecerá sempre no último domingo de cada mês.

A catequese tem sido oferecida de forma regular a cada 15 dias. Havendo, no entanto, disponibilidade da comunidade e adequação da agenda das missionárias, são realizados mais de dois encontros no mês.

Moradores e missionários têm se mobilizado para conseguir um espaço mais adequado para as atividades, tanto de evangelização quanto de lazer. A construção de um centro comunitário tem sido cogitada como alternativa.

A Semana Maior

Dos oito dias da Semana Santa, o Domingo de Ramos, a Sexta-feira da Paixão e o Domingo da Páscoa foram celebrados pelas missionárias junto com a comunidade de fé que desponta no Mandembo.

Com grande disposição para servir, o diácono permanente Paulo Barcelos, ordenado no dia 25 de março deste ano, deu importante e significativo auxílio.

No Domingo de Ramos, ele participou da procissão com a comunidade e presidiu a Celebração da Palavra.

Na Sexta-feira da Paixão, as missionárias organizaram a Via-Sacra que atraiu moradores de todas as idades.

E no Domingo da Páscoa, membros de todas as famílias se fizeram presentes para celebrar a ressurreição do Senhor em um momento que refletiu bem a necessidade que muitos sentem de serem acolhidos no seio da Santa Igreja Católica, como irmãos e irmãs, todos reunidos para o banquete Eucarístico.

O Diácono Paulo Barcelos foi quem presidiu a Celebração da Palavra, motivando as crianças a se “aproximarem” do Senhor, tornando-as partícipes deste dia memorável.

As celebrações aconteceram no Pesque e Pague do Paulinho, dentro da própria comunidade. Os moradores, em sua grande maioria, são parentes.

Ao final da celebração do Domingo da Ressurreição foi oferecido um lanche para todos e as crianças ganharam também algumas guloseimas características da Páscoa.

Liliene Dante

Outras fotos das celebrações realizadas na Semana Santa na Comunidade Mandembo estão disponíveis na página da Paróquia no Facebook. Clique aqui.