Cátedra de São Pedro

Celebramos nesta segunda-feira, 22/02 a Festa da Cátedra de São Pedro. Esta comemoração remonta ao século IV e recorda o primado e a autoridade de São Pedro, primeiro Papa da Igreja Católica.
A festa também relembra a autoridade dada por Jesus a Pedro, quando diz: “E Eu digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão sobre ela” (Cf.Mt 16,18). Porém esta autoridade concedida a Pedro, veio logo após ele realizar a sua profissão de fé ao dizer “Tu és o Cristo, Filho de Deus vivo” (Cf. Mt 16,16).
A palavra “cátedra” significa assento ou trono e é a raiz da palavra catedral, igreja onde governa o bispo. Em cada diocese no mundo existe uma catedral, de onde o bispo, que é a autoridade máxima naquela igreja local, deve conduzir com caridade o povo a ele confiado. O Papa é o bispo de Roma, governa esta diocese, de onde confirma e une toda Igreja no ministério petrino.
A Cátedra que está na Basílica de São Pedro, em Roma, foi dada de presente ao Papa João VIII pelo Rei Carlos, de França, conhecido como o calvo. Ela foi dada ao papa por ocasião da coroação do rei como imperador romano no ocidente. E esta cátedra é conservada como uma relíquia, em uma composição barroca, obra do artista Gian Lorenzo Bernini construída entre 1656 e 1665.