Catecismo da Igreja Católica completa 30 anos em 2022

Imagem: Reprodução COMSHALOM.

Promulgado por João Paulo II, o Catecismo da Igreja Católica (CIC) completa 30 anos em 2022.

O documento, que reúne de maneira didática os elementos da fé católica, foi produzido sob a liderança do então cardeal Joseph Ratzinger, o Papa Bento XVI.

O CIC foi elaborado em seis anos de intensos trabalhos por uma comissão composta 12 cardeais e bispos, presididos pelo Cardeal Ratzinger. O projeto contou com uma vasta consulta a todos os bispos católicos, bem como às conferências episcopais.

“É justo afirmar que este Catecismo é fruto de uma colaboração de todo episcopado da Igreja Católica, o qual acolheu com generosidade meu convite a assumir a própria parte de responsabilidade numa iniciativa que diz respeito, intimamente, à vida eclesial”, escreveu o Papa João Paulo II na Constituição Fidei Depositum por ocasião da publicação do CIC.

De acordo com o Papa Bento XVI, a ideia de criar o Catecismo foi uma inspiração do Papa João Paulo II para responder aos questionamentos que surgiram pós-Concílio Vaticano II.

“Após o Concílio Vaticano II (1962-1965) e numa situação cultural alterada, muitos já não sabiam ao certo em que os cristãos realmente acreditavam, o que a Igreja ensinava e se ela, no fundo, podia ensinar algo, e como tudo isto se inseria numa cultura alterada pelas bases”, escreveu na carta introdutória do Youcat, a versão jovem do CIC.

Como crescer no conhecimento do Catecismo?

Ainda na carta de introdução do Youcat, o Papa Bento XVI pediu: “Estudai o catecismo! Este é o desejo do meu coração. Este catecismo não fala ao vosso gosto, nem vai pelo facilitismo. Na verdade, ele exige de nós vida nova”. Por isso, preparamos algumas dicas para você crescer no conhecimento da fé através do catecismo.

Complementar a lectio divina com os artigos do Catecismo:

Por exemplo: se a liturgia do dia falar sobre esperança, busque rezar na oração pessoal com os artigos do Catecismo que falam sobre esse mesmo tema.

Buscar se aprofundar na doutrina católica com cursos de formação básica, que geralmente tem por base o Catecismo e a Palavra de Deus. Por exemplo, os cursos da Série Philippos aprofundam aspectos fundamentais da nossa fé.

Separar alguns minutos por dia para fazer a leitura de alguns artigos do catecismo.

Organizar um grupo de estudo com amigos para aprofundar em cada parte do Catecismo.

Fonte: comshalom.