Casa de Encontros dom Luciano Mendes de Almeida, vinculada à CNBB, lança site com informações sobre o espaço

Imagem: fachada da Casa de Encontros Dom Luciano Mendes de Almeida - foto/reprodução de CNBB

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) inaugurou como parte das celebrações dos seus 70 anos de criação, comemorado no último dia 14 de outubro, o Auditório São João XXIII, localizado no espaço da Casa de Encontros Dom Luciano Mendes de Almeida, no complexo do Centro Cultural Missionário (CCM), a Asa Norte, em Brasília (DF).

O local, destinado à hospedagem e locação, é um espaço no coração da capital federal, todo dedicado à formação, retiros religiosos, confraternização e eventos. Agora, a casa Dom Luciano conta também com um site com diversas informações sobre o espaço em um único lugar.

Além das informações gerais, no site é possível encontrar fotos de cada espaço da casa e ainda confere em vídeo um passeio pelo espaço que tem a capacidade de acolher até 240 pessoas hospedadas para encontros e retiros. Além disso, a casa Dom Luciano conta com o auditório interno São Paulo VI, salas de reunião, refeitório e área externa.

Durante a inauguração do mosaico com o rosto de Dom Luciano Mendes de Almeida, criado pela artista Cida Carvalho, no Hall de entrada da Casa, o secretário-geral da CNBB, dom Joel Portella Amado, explicou que a Casa recebeu o nome de Dom Luciano Mendes de Almeida por ele ter sido uma personalidade que, além de ter feito parte da história da Conferência como secretário-geral e presidente, também deu vida à entidade. “O lema de Dom Luciano Mendes – Em que posso ajudar? – há sempre de iluminar a nossa caminhada”, disse.

Unidade e comunhão

Inaugurado em 2017, durante as celebrações dos 65 anos da entidade, o novo prédio da CNBB serviu de sede temporária para a toda a parte administrativa e as assessorias das Comissões Episcopais Pastorais.

A bênção do espaço que foi conduzida pela então presidência da CNBB e contou com a presença dos presidentes da Comissões Episcopais Pastorais e dos regionais da Conferência, colaboradores, assessores, representantes de organismos eclesiais e do governador do Distrito Federal a época, Rodrigo Rollemberg.

“Em que posso ajudar?”

Dom Luciano Mendes de Almeida nasceu no Rio de Janeiro, no dia 5 de outubro de 1930, filho de Cândido Mendes de Almeida e de Emília Mello Vieira Mendes de Almeida.

Na juventude, entrou para a Companhia de Jesus, ordem religiosa de Santo Inácio – (Jesuíta). Fez seus estudos de filosofia em Nova Friburgo, de 1951 a 1953 e, em Roma, fez seus estudos de teologia, de 1955 a 1958 e doutorou-se em Filosofia (1965).

Foi ordenado bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo (SP), em 2 de maio de 1976, foi arcebispo de Mariana (MG) durante 18 anos (1988 a 2006), falecendo no dia 27 de agosto de 2006. Entre outras funções que assumiu no serviço à Igreja de Deus, destacam-se: o trabalho na CNBB, como secretário geral, de 1979 a 1987; e depois presidente em dois mandatos sucessivos (1988 a 1995); membro da Pontifícia comissão de Justiça e Paz (1992 a 2006); 1º vice-Presidente do Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam) de 1995 a 1998. Estimado por todo o episcopado brasileiro, dom Luciano ficou conhecido especialmente pelo seu amor aos pobres e excluídos e pela defesa dos direitos humanos.