Bispos do Regional Sul 4 estão em Roma, no Vaticano, para a Visita Ad Limina Apostolorum

Imagem: reprodução / Bispos do Regional Sul na Visita Ad Limina Apostolorum ( CNBB)

Os bispos de Santa Catarina estão desde o dia 22 de outubro na Visita Ad Limina Apostolorum, no Vaticano. Trata-se de um momento forte na vida e no ministério pastoral dos bispos, uma oportunidade de experimentar, de forma mais intensa, a comunhão com o Sucessor de Pedro e também entre os bispos que, dessa forma, fortalecem a dimensão da colegialidade que os une.

Na Visita Ad Limina, os bispos apresentarão um relatório sobre a realidade eclesial, social, cultural, econômica e política do estado de Santa Catarina. Nesse espírito de unidade e colegialidade, os Bispos irão expor ao Papa as diferentes e complexas realidades que desenham o rosto da Igreja em Santa Catarina, com suas dificuldades e desafios pastorais, mas, sobretudo, com seus projetos, alegrias, esperanças e toda a riqueza da Ação Evangelizadora desenvolvida pelas 10 dioceses do Regional Sul 4.

O Papa poderá conhecer melhor, por exemplo, o trabalho realizado na renovação da catequese, com o projeto da Iniciação à Vida Cristã (IVC); a realidade da formação inicial e permanente do clero; os desafios da pastoral vocacional; o espírito de comunhão que existe com os religiosos e religiosas; as inúmeras iniciativas e projetos que visam à formação de lideranças leigas nas comunidades paroquiais e nos movimentos eclesiais, bem como todas as frentes de diálogo e interação da Igreja com as várias realidades presentes na sociedade.

Participam da Visita no Vaticano: dom Wilson Tadeu Jönck, arcebispo de Florianópolis; dom Francisco Carlos Bach, presidente do regional Sul 4 da CNBB e bispo de Joinville; dom Rafael Biernaski, vice-presidente do regional Sul 4 da CNBB e bispo de Blumenau; dom Mário Marquez, secretário do regional Sul 4 da CNBB e bispo de Joaçaba; dom Cleocir Bonetti, bispo de Caçador; dom Guilherme Antônio Werlang, bispo de Lages; dom Jacinto Inácio Flach, bispo de Criciúma; dom Odelir José Magri, bispo de Chapecó; dom Onécimo Alberton, bispo de Rio do Sul; padre Lino Brunel, administrador diocesano de Tubarão; padre Luciano dos Santos, secretário executivo da CNBB Sul 4; padre Arnaldo Allein, coordenador de Pastoral de Rio do Sul e Jaison Alves da Silva, assessor de imprensa do regional Sul 4.

Programação

Os bispos fazem suas orações e algumas Celebrações Eucarísticas na Capela da “Domus Romana Sacerdotalis”, onde estão hospedados. Possuem missas programadas em outros locais: dia 24 – Basílica de São Pedro (07h30); dia 25 – Pontifício Colégio Pio Brasileiro (18h30); dia 26 – Arquibasílica de São João do Latrão (07h30); dia 27 – Basílica de Santa Maria Maior (07h30); dia 28 – Basílica de São Paulo Fora dos Muros (16h00) e dia 29 – Catacumba de Santa Domitila (09h00). As celebrações acontecerão no fuso horário de Roma. Outras visitas programadas: a Embaixada do Brasil junto à Santa Sé e a Secretaria de Estado.

Acompanhe a Visita Ad Limina, na íntegra, com suas orações e mantenha-se informado por meio das redes sociais: www.cnbbsul4.org.br/categoria/visita-ad-limina.