Bíblia Sagrada: Palavra de Vida

Foto de Ana Saldívar em Cathopic

Por Dom Pedro Carlos Cipollini
Bispo de Santo André (SP)

 

Em meio as inúmeras crises que a humanidade enfrenta, a necessidade de uma “Ética mundial” se torna evidente. Sem obedecer a certos princípios que preservem a vida e respeitem a natureza, a humanidade caminha para mais uma catástrofe epocal que se convencionou chamar de crise ambiental que já está matando.  

Para reverter esta “crônica de uma morte anunciada”, em que vive a humanidade com a crise climática e antropológica que vivemos, e atingir o objetivo de uma “ética mundial”, a  Bíblia, Palavra de Deus, Palavra de vida, pode nos ajudar, como um roteiro seguro, independente do credo ao qual você pertence. Nela está a sabedoria divina, revelada em palavras humanas, para toda a humanidade. 

Em setembro é costume ressaltar nas  comunidades católicas, o valor  fundamental da Palavra de Deus. Ela é a verdade, sua lei: caridade. Precisamos cada vez mais valorizar a Palavra, ouvir a Palavra, rezar a Palavra e proclamá-la em todo mundo. Disse Jesus: “Ide pelo mundo, pregai o Evangelho a toda criatura”(Mc 16,15).  

A reforma litúrgica proporcionada pelo Concílio Vaticano II tornou possível para a Igreja, as homilias nas missas, a partir de uma rica seleção de textos bíblicos. A homilia é parte integrante da celebração Eucarística. Esta está formada por duas partes como uma dobradiça: Liturgia da Palavra e Liturgia Eucarístico. É o mesmo Jesus: “Pão” da Palavra, que se faz “Pão” na  Eucaristia. Assim Ele nos alimenta.  

O acesso à Palavra de Deus se tornou assim, mais possível pois, as homilias são momentos em que a Palavra é proclamada e explicitada pelo celebrante à Assembleia. O livro do Lecionário que usamos nas missas para a proclamação e o Evangeliário, são frutos de um desejo dos padres do Concílio, para que em um determinado número de anos ( Ano A, B, C), se leia ao povo durante as celebrações litúrgicas, a maior parte da Sagrada Escritura (cf. SC. N.5). 

Neste mês da Bíblia somos convidados a nos comprometer com a divulgação da Palavra de Deus. Começando pela Palavra proclamada e celebrada em nossa Liturgia. Precisamos colocar a Bíblia nas mãos do maior número de pessoas.  Vamos incentivar a Animação Bíblica em todos os setores de nossa vida, no que fazemos e vivemos. Cada batizado, cada pessoa de boa vontade, que busca a Verdade,  é convidada a refletir, meditar e rezar a Palavra de Deus todos os dias. Arrumar um tempo, mesmo alguns minutos para ler um trecho da Bíblia e meditar. É a partir da familiaridade com o livro da Bíblia que conheceremos os desígnios de Deus na sua Revelação. Esta é maior que o “livro”, por isso se reflete no livro da vida de cada dia, nos acontecimentos, na história da humanidade e na nossa história pessoal.   

Só obedece a Deus e se santifica, quem está em sintonia com a Palavra de Deus. Ela  expressa seu projeto de amor para o mundo. Acolhendo a Palavra de Deus, a vida é transformada e se atinge a  realização como seres humanos na paz e alegria. 

Certa vez ouvi em uma homilia o que anotei e partilho com vocês: “No Cristianismo, a Palavra é tudo: Palavra que se revela: as Escrituras; Palavra que se encarna: Jesus Cristo; Palavra que se pensa: a Teologia; Palavra que se celebra: a Liturgia; Palavra que nos alimenta: Eucaristia; Palavra que se obedece: a Moral cristã; Palavra que se interioriza e se vive: Espiritualidade; No principio era a Palavra…no princípio, no meio e no fim”.  

Ninguém vive sem um mestre, mesmo que não saiba, e a Palavra de Deus é nosso melhor mestre. Sejamos discípulos e discípulas.  

Fonte: CNBB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui