Basta que eu seja quem sou

Imagem ilustrativa de Frei Fábio Melo Vasconcelos

Por Frei Gustavo Medella

 

Em sua Encíclica Evangelii Gaudium, o Papa Francisco dedica cinco parágrafos (93-37) ao tema do “Mundanismo Espiritual”, que ele define como a atitude de se esconder em aparências de religiosidade para buscar, em vez da glória de Deus, a glória e o bem-estar pessoais. Traz consigo uma hipocrisia entranhada que perverte os valores cristãos e os coloca a serviço de um discurso oportunista, interesseiro e inconsistente, que muda de acordo com as circunstâncias e as conveniências.

Quem abraça este modo ser, escolhe ocultar seus preconceitos e perversidades sob a capa de uma aparente piedade. Geralmente se apresenta como um defensor ferrenho de valores como a fé, a pátria e a família. No entanto, no modo de agir, mostra-se em total incoerência e desconexão com as verdades que procura apresentar pelo discurso. Sobre estes, Jesus foi firme em afirmar: “Nem todo aquele diz ‘Senhor, Senhor’ estrará no Reino dos Céus” (Mt 7,21) e “os cobradores de impostos e as prostitutas vos precedem no Reino de Deus” (Mt 21,31b). Tudo porque se julgam autossuficientes e preferem apostar num simplismo barato que divide o mundo entre bons e maus, ficando eles, é claro, no lado luminoso da história. Prescindem, inclusive, da Graça de Deus.

A proposta de Jesus, por sua vez, segue na direção contrária. Ele, embora Filho de Deus, não se recusou a participar das entranhas da miséria humana. Mesmo sem pecado, viveu cercado de fraquezas e compadeceu-se daqueles que as experimentavam. Agindo assim, ensina a seus filhos e filhas o itinerário da libertação percorrido na transparência de quem se reconhece pecador e se dispõe a vencer o próprio pecado, contrariando inclusive as próprias vontades mais imediatas, a exemplo do primeiro filho da parábola contada por Jesus no Evangelho deste 26º Domingo do Tempo Comum (Mt 21,28-32).

No seguimento de Jesus, ninguém precisa se preocupar em ser perfeito ou em ser “o melhor”. Basta contentar-se em ser quem é, confiando teimosamente na Misericórdia infinita de Deus.

Fonte: Franciscanos


FREI GUSTAVO MEDELLA, OFM, é o atual Vigário Provincial e Secretário para a Evangelização da Província Franciscana da Imaculada Conceição. Fez a profissão solene na Ordem dos Frades Menores em 2010 e foi ordenado presbítero em 2 de julho de 2011.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui