Atualização do Protocolo de Prevenção ao Coronavírus – Covid-19

A Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano divulgou nesta segunda-feira, 8 de novembro, uma atualização do Protocolo de Prevenção à Covid-19.

“Considerando o momento epidemiológico vigente, em face da redução dos índices de transmissibilidade, da taxa de ocupação dos leitos hospitalares e da ampla vacinação da população, com maioria absoluta já vacinada com a segunda dose da vacina contra coronavírus e, de acordo com a situação sanitária atual nos municípios que compõem nossa Diocese, nos deparamos com um cenário favorável para a reavaliação das práticas de prevenção de transmissibilidade do coronavírus dentro das nossas celebrações e atividades pastorais.”

Destacam-se na readequação do protocolo:

Medidas protetivas gerais
. Higienização das mãos;
. Uso universal de máscaras, cobrindo completamente boca e nariz;
. Estabelecer medidas a fim de evitar aglomerações em qualquer momento celebrativo ou de atividade pastoral;
. O distanciamento social entre os fiéis nas celebrações e encontros pastorais deverá seguir o que for determinado nos protocolos municipais.

Atividades evangelizadoras domiciliares também poderão ser retomadas seguindo-se as recomendações, entre elas:

. Ministração da Eucaristia no domicílio
– O idoso ou enfermo e a família precisam consentir;
– O idoso ou enfermo já deve ter recebido as três doses da vacina contra o coronavírus;
– O Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão já deve ter recebido a segunda dose da vacina contra o coronavírus.

. Visitas da Mãe Peregrina e de outras imagens de devoção com fins missionários
– Poderão acontecer, observando-se as medidas de higienização da imagem com álcool a 70% imediatamente na chegada à casa que irá recebê-la;
– Contato interpessoal: seguir as recomendações vigentes do uso de máscara e higienização das mãos com álcool a 70%

. Reuniões e atividades de grupos nos domicílios
– Aguardar a terceira dose vacinal para que possam acontecer;
– Recomenda-se, onde possível, o retorno destas atividades nos templos ou em espaços comunitários em que seja possível cumprir todos os protocolos preventivos.

Para acessar o protocolo na íntegra, clique aqui