IV Romaria das Águas e da Terra – começam as atividades em Itabira

Em comunhão com o Papa Francisco, que nos orienta para uma Igreja em saída, as romarias se inspiram, também, na preparação das comunidades.

No ano passado, a cidade de Ponte Nova, circunscrição da Arquidiocese de Mariana, se tornou a Casa Comum da Bacia do Rio Doce, por meio da III Romaria das Águas e da Terra, que envolveu todas as dioceses da Província Eclesiástica de Mariana e as dioceses do Espírito Santo ao longo da Bacia do Rio Doce.

Este ano chegou a oportunidade de Itabira se tornar a Casa Comum, acolhendo a IV Romaria das Águas e da Terra, com o tema: Bacia do Rio Doce, Nossa Casa Comum e o lema: “Vão-se os bens da Criação, ficam miséria e destruição! E agora, José?”

Na manhã de terça feira, 27/05, teveram início os preparativos para a Romaria com a chegada de missionários de várias paróquias da Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano e de outras dioceses: Janaúba, Governador Valadares, Caratinga.

O encontro reuniu padres, religiosas, representastes da Comissão de Meio Ambiente e sindicalistas, cerca de 120 participantes.

A equipe do Secretariado Diocesano e Secretariado da Romaria, responsáveis por toda infraestrutura do evento, recebeu os missionários no Centro de Pastoral Madre Maria de Jesus, Paróquia Nossa Senhora da Piedade.

Os missionários participam de uma formação dividida em dois módulos. No primeiro, eles são orientados sobre os impactos da mineração em nossa casa comum e as consequências do rompimento de barragens. No segundo módulo serão realizadas as visitas às famílias que residem nas áreas de risco das barragens.

No primeiro dia, os trabalhos foram coordenados por Patrícia Generoso Thomaz, de Conceição do Mato Dentro. Ela é integrante do Comitê de Preservação do Meio Ambiente.

Na manhã de terça feira, 28/05, a programação tem início às 8h20. O padre Nelito fará a reflexão sobre a encíclica Laudato Si, publicada pelo papa Francisco. Nela, o pontífice critica o consumismo e o desenvolvimento irresponsável e faz um apelo à mudança e à unificação global para combater a degradação ambiental e as alterações climáticas. Padre Ernesto fará as reflexões bíblicas.

Às 14h30, os missionários e representantes do Comitê Popular dos atingidos pela Mineração em Itabira e Região se concentrarão na Praça da Catedral. De lá seguem em caminhada até o Ministério Público onde será entregue o requerimento contendo as ações e exigências à Vale e ao poder público com as demandas dos atingidos pela mineração.

A acolhida aos missionários em Itabira está sendo feita pelas paróquias São João Batista, João XXIII, Santo Antônio, Gabiroba, Nossa Senhora da Piedade e Campestre.

Pascom – por Irani Pimenta