Atendimento para confissão já pode ser agendado

O Sacramento da Confissão ou Reconciliação nos reaproxima de Deus – do qual nos distanciamos ao pecar. Infelizmente, em função da pandemia, fomos privados desta graça que é confessar os nossos pecados.

A Santa Igreja nos orienta que devemos nos confessar ao menos uma vez ao ano, nos preparando para a Páscoa do Senhor.

Uma vez que não nos foi possível, agora, com a reabertura gradativa e parcial das nossas igrejas, o nosso pároco, Padre Paulo Marcony, voltou a fazer os atendimentos, apenas com horário marcado.

O fiel deve ligar na secretaria paroquial (3831-3142) e agendar o horário e dia para a confissão. No dia marcado, deve comparecer usando máscara. No local será disponibilizado álcool em gel e o distanciamento mínimo recomendado será observado entre o fiel e o sacerdote.

O QUE É NECESSÁRIO PARA FAZER UMA BOA CONFISSÃO?

Para se fazer uma boa confissão são necessárias 5 condições:

a) um bom e honesto exame de consciência diante de Deus;

b) arrependimento sincero por ter ofendido a Deus e ao próximo;

c) firme propósito diante de Deus de não pecar mais, mudar de vida, se converter;

d) confissão objetiva e clara a um sacerdote;

e) cumprir a penitência que o padre nos indicar.

COMO DEVE SER A CONFISSÃO?

Diga o tempo transcorrido desde a última confissão. Acuse (diga) seus pecados com clareza, primeiro os mais graves, depois os mais leves. Fale resumidamente, mas sem omitir o necessário. Devemos confessar os nossos pecados e não os dos outros. Porém, se participamos ou facilitamos de alguma forma o pecado alheio, também cometemos um pecado e devemos confessá-lo (por exemplo, se aconselhamos ou facilitamos alguém a praticar um aborto, somos tão culpados como quem cometeu o aborto).

QUE PECADOS SOMOS OBRIGADOS A CONFESSAR?

Somos obrigados a confessar todos os pecados graves (mortais). Mas é aconselhável também confessar os pecados leves (veniais) para exercitar a virtude da humildade.

O QUE SÃO PECADOS GRAVES (MORTAIS) E SUAS CONSEQUÊNCIAS?

São ofensas graves a Deus ou ao próximo. Eles apagam a caridade no coração do homem e o desviam de Deus. Quem morre em pecado grave (mortal) sem arrependimento, merece a morte eterna, conforme diz a Escritura: “Há pecado que leva à morte” (1Jo 5,16b).

O QUE SÃO PECADOS LEVES (ou também chamados de VENIAIS)?

São ofensas leves a Deus e ao próximo. Embora ofendam a Deus, não destroem a amizade entre Ele e o homem. Quem morre em pecado leve não merece a morte eterna. “Toda iniquidade é pecado, mas há pecado que não leva à morte” (1Jo 5, 17).

Fonte: presbiteros.org