Formação: As diversas posições do nosso corpo durante a Santa Missa

As posições mais utilizadas refletem o estado que a alma do fiel dever ter no momento em que ela é utilizada. Não podem ser somente gestos externos e mecânicos. Elas salientam a importância de determinadas partes da Missa e apontam ao fiel como deve se portar interiormente nelas. Ficamos em pé, sentado, ajoelhado durante a celebração da Santa Missa. Antes da sua resposta, devemos entender que temos também duas espécies de reverências: a genuflexão e a inclinação.

Genuflexão: A Genuflexão é feita de duas maneiras: – com os dois joelhos (genuflexão dupla) e com um são joelho (genuflexão simples). Fazemos a genuflexão dupla quando adoramos ao Senhor, durante a consagração,  após a comunhão na nossa oração com Deus. Fazemos a genuflexão simples toda vez que passarmos ou nos aproximarmos do sacrário.

Faço aqui um comentário meu sobre o assunto, pois entendo que deveríamos, assim que adentramos à nave da Igreja (local após a porta de entrada, onde ficam os bancos para sentarmos, entre outros), nos dirigíssemos ao sacrário e fizéssemos pelo menos uma genuflexão simples antes de qualquer outra coisa. Deveríamos, assim que chegássemos ao local onde vamos participar da missa, fazer uma genuflexão completa e iniciássemos uma oração ao Senhor. Infelizmente não é isto que ocorre. A maioria das pessoas entram, preocupadas em encontrar um bom lugar, de preferência perto de pessoas conhecidas para que durante o tempo todo da missa possam conversar. O silêncio e a oração não tem sido práticas comuns de nós fiéis.

Voltemos às posições da vênia.

A Inclinação pode ser profunda, média ou pequena (vênia)

Profunda – consiste em inclinar o busto, de modo que as mãos estendidas possam tocar os joelhos – É feita no começo do Glória e do Credo, ao nomear a Santíssima Trindade, à palavra Oremos por exemplo.

Média – é uma inclinação profunda da cabeça com uma leve inclinação do corpo – É feita o Nome de Maria

Pequena ou Vênia – é a inclinação somente da cabeça – Ao nome do Santo em honra de quem se celebra a festa, vigília ou comemoração; sempre ao Nome do Sumo Pontífice, o Papa; ao nome do Bispo Diocesano, quando este é proferido em voz alta (quando está presente).

Respondendo à pergunta: Sim, devemos fazer uma inclinação de cabeça quando é citado o nome de Jesus e também o nome de Maria na Missa. Entendamos o porquê a seguir.

Na Missa ou Ceia do Senhor, o povo de Deus é convocado e reunido, sob a presidência do sacerdote que representa a pessoa de Cristo, para celebrar a memória do Senhor ou sacrifício eucarístico. Portanto, na missa, existem gestos corporais e espirituais próprios do povo, convenientes para que se bem dela participe.

Quanto aos gestos do corpo, temos:

Inclinação: A inclinação significa a reverência e a honra que se presta às próprias pessoas ou aos seus símbolos. Há duas espécies de inclinação: de cabeça e de corpo².

De cabeça: Faz-se inclinação de cabeça quando se nomeiam juntas as três Pessoas Divinas, ao nome de Jesus, da Virgem Maria e do Santo cuja honra se dirige a Missa. Também é feita ao sacerdote ou o bispo que preside a Missa. Faça-se também uma leve inclinação da cabeça junto ao tronco ao passar em frente ao altar. Vale ressaltar que, ao atravessar o corredor central da igreja, deve-se fazer essa leve inclinação em direção ao altar;

De corpo ou profunda: Inclina-se a coluna de modo que se possa tocar os joelhos. É feita o Credo Símbolo Niceno-Constantilopolitano, segundo as rubricas do Missal, às palavras “E encarnou pelo Espírito Santo, no seio da Virgem Maria, e se fez homem”. Também no Símbolo Apostólico, às palavras “Que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria”. Especialmente na celebração do Natal do Senhor, nestas palavras, todos se ajoelham. Faz-se também ao Sacrário, quando não se pode fazer a genuflexão.

Genuflexão: Existem dois tipos; Simples: A genuflexão, que se faz dobrando o joelho direito até ao solo mantendo a coluna ereta, significa adoração; é por isso reservada a todas as vezes que se passar diante do sacrário com o Santíssimo Sacramento, também ao entrar e ao sair de uma igreja. Esse gesto é também reservado a Santa Cruz, que veneramos na Sexta-Feira da Paixão do Senhor. Genuflexão dupla: Reservado unicamente quando o Santíssimo Sacramento está exposto sobre o Santo Altar.

Ajoelhar-se: Remete à adoração a Deus diante do Santíssimo Sacramento e durante a consagração do pão e vinho na Oração Eucarística.

Dados fornecidos pelos acólitos de nossa paróquia: Fernando B. Silva/ Gabriel M. dos Santos / Matheus T. C. Felix

PARÓQUIA NOSSA SENHORA DE LOURDES