Arquidiocese de Belém celebra 230ª edição do Círio de Nazaré neste domingo, 9 de outubro

Imagem: reprodução / Círio de Nazaré ( CNBB )

Domingo, 9 de outubro, a arquidiocese de Belém (PA) celebra a 230ª edição do Círio de Nazaré, celebração mariana que reúne durante todo o mês fiéis de todo Brasil na capital paraense. O tema deste ano é “Maria, Mãe e Mestra” e convida a refletir sobre os ensinamentos de Maria para a evangelização.

Comunicado da arquidiocese situa o Círio como momento para entender o mistério do “sim” de Maria, “um dos eventos fundamentais para a Igreja, que convida multidões à comunhão com Jesus”. O Círio de Nazaré, a festa da Rainha da Amazônia, é celebrado desde o dia 8 de setembro de 1793. A partir de 1901, passou a ser realizado no segundo domingo de outubro.

“No Círio de Nazaré, multiplicam-se aos milhões as pessoas que imolam a Deus sacrifícios de ação de graças e cumprem seus votos, conduzidos pelas mãos carinhosas de Nossa Senhora de Nazaré”, afirmou o arcebispo de Belém (PA), dom Alberto Taveira Corrêa, em artigo.

“Desejamos identificar a alegria estampada no rosto suado de tantos irmãos e irmãs que encontraremos nos próximos dias. Vale dizer que em todos estes anos de Círio todas as feições que temos a alegria de contemplar, mesmo quando na dor ou nos apertos nas grandes procissões, especialmente no domingo, sempre testemunham a ação de graças!”

Recordando os enfermos, dom Alberto espera que, neste Círio, “cheguem até o Senhor, conduzidos pelas mãos daquela que é chamada Saúde dos Enfermos, todas as pessoas que padecem em seu corpo, inclusive aquelas que carregam as sequelas da pandemia!”.

Papa Francisco enviou mensagem para o evento, na qual recorda a todos que “Maria guardava todas as coisas, meditando-as no seu coração” (Cf. Lc 2, 19), e ao mesmo tempo suplica que, como Mãe e Mestra, “Ela nos ajude a guardar e meditar tudo, sem ter medo das provações, na Jubilosa certeza de que o Senhor é fiel e sabe transformar as cruzes em ressurreições”.

O pontífice pediu a intercessão de Maria “a fim de que sejam derramadas abundantes graças sobre o povo paraense e brasileiro, que auxiliem a todos e a cada um na vivência do Evangelho”.

Fonte: CNBB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui