“Aquele grão de mostarda tem vocação para ser árvore frondosa”

A frase/título é do bispo diocesano Dom Marco Aurélio Gubiotti, proferida durante a homilia do XVI Domingo do Tempo Comum. Um dia especial para os seminaristas *Márcio Rodrigo Mota e *Gustavo da Silva Alves.

Joio e trigo! Nós católicos somos muito familiarizados com essas duas palavras. A primeira nos remete ao túnel da escuridão; a segunda nos aponta o caminho para a luz. Ser a boa semente de trigo e arrancar diariamente o joio da plantação… deve ser uma meta.

No mesmo Evangelho, está outra parábola muito conhecida: a do grão de mostarda. Semente pequenina, mas que, segundo Jesus, “torna-se uma árvore, de modo que os pássaros vêm e fazem ninhos em seus ramos” (Mt 13,32).

Daí, da beleza dessa frase, é que Dom Marco Aurélio se dirigiu aos dois seminaristas. Com um olhar, diga-se, de um pai amoroso que chama para si a atenção dos filhinhos antes de lhes dizer de um ensinamento que poderá ser levado para a vida toda.

Algo como um: não desanimeis, sede perseverantes, não esqueçais que “aquele grão de mostarda tem vocação para ser árvore frondosa”.

(Penso cá – com a leveza de quem é leigo e não tem que abraçar ‘a dor e a delícia de ser’ pastor de um rebanho tão diverso -, que é bom que Márcio e Gustavo não se esqueçam dessa frase. Um tripé para os momentos vindouros, quando os desafios da vida sacerdotal já se lhe impuserem sobre os ombros. Afinal: ser pequenino é bem-aventurança aos olhos do Pai; assim como ser abrigo, ouvido e ombro para o seu povo. É preciso aprofundar as raízes para que a árvore cresça e esteja firme. Também, manter o solo limpo, arrancando aqui e ali o joio – tantas vezes alimentado em nosso próprio coração).

A Profissão de Fé

A caminhada é longa. Vem de um processo que pode atravessar uma década. A escolha pelo sacerdócio, tão sistematicamente denominada por muitas pessoas como um chamado pessoal de Deus, não é assim tão simples.

Deus faz a cada um de nós um convite pessoal de segui-Lo e de nos colocarmos a serviço. Faz esse convite a todos. As vocações, tão bem celebradas no mês de agosto, apenas refletem o que o próprio Pai plantou em cada um de nós. O grão de mostarda deve florescer, mas é preciso que cada qual floresça num campo diferente – de modo que toda boa semente, indiferente ao campo, seja reflexo das boas obras e do anúncio da Boa Notícia.

Ser padre, mais do que vocação, é uma escolha pessoal e íntima. Ser “bom” padre vai além: é preciso, primeiro, cair no solo, permitir-se romper a casquinha da semente, deixar-se regar e despontar sobre a terra – mantendo a sincronia entre as raízes que se aprofundam e o tronco/folhas/galhas que se erguem em direção ao céu. Enraizar-se para ser livre. Uma dinâmica dialética.

Talvez por isso mesmo, na Santa Igreja Católica, ninguém se torna padre da noite para o dia. O discernimento vocacional é o primeiro passo. Já o rito da Profissão de Fé é o quarto de um caminho que começou “lá trás”, na admissão desses jovens às ordens sacras (seminário). Depois, a ‘aprovação’ para o ministério de leitores; mais um passinho e se tornaram acólitos…

Professada a fé e feito o Juramento de Fidelidade, serão ordenados diáconos – no próximo sábado, dia 25 de julho, às 15h.

Sobre a Profissão de Fé, Dom Marco abriu um “parêntese” antes de proferir a homilia. Fez questão de ressaltar que a profissão feita pelos seminaristas Márcio e Gustavo é a mesma que todos nós, cristãos católicos, professamos. No entanto, como os dois são candidatos às ordens sacras, devem professá-la publicamente.

Durante a Santa Missa, à “grandeza” do grão de mostarda se fundiu a beleza da Profissão de Fé. Não se pode separar uma da outra nesta caminhada. É preciso crer para se tornar árvore frondosa. Uma fé esmorecida e/ou a falta de comprometimento podem fazer secar a sementinha – ou levá-la a longos períodos de hibernação.

Ordenação Diaconal

Márcio e Gustavo terão uma semana movimentada – mas foram preparados para isso. Há poucos dias, tiveram a oportunidade de realizar o último retiro antes da ordenação diaconal.

Ver a Catedral Diocesana vazia descompassa o coração da gente com uma pontada de tristeza. Em tempos de ‘normalidade’, a Igreja estaria cheia, com fiéis espremidos para celebrar.

Não teremos templos cheios, mas tal como os grãos de mostarda – já semeados no nosso coração por Deus -, podemos florescer a alegria por esses “meninos” que fizeram uma escolha que vai na contramão da temporalidade existencial deste mundo. Serão servos. Pequeninos – na grandiosa tarefa de serem operários na vinha do Senhor.

Oremos por eles.

Liliene Dante

* Márcio Rodrigo Mota faz seu estágio pastoral em nossa Paróquia (Paróquia Nossa Senhora da Saúde), sob a orientação do pároco Padre Paulo Marcony Duarte Simões

* Gustavo da Silva Alves faz seu estágio pastoral no Distrito de Ipoema (Paróquia Nossa Senhora da Conceição), sob a orientação do administrador paroquial Padre Francisco Neto Guerra

Programação da Semana de Oração para a Ordenação Diaconal – todas as atividades serão transmitidas ao vivo pelo facebook da Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano. Clique aqui para acessar o programa.

Fotos da primeira Santa Missa – 19 de julho, da Semana de Oração pelos seminaristas Márcio e Gustavo – Clique na imagem para vê-la ampliada.