A ação solidária emergencial “É tempo de cuidar” alcançou no mês de junho, quando foi mobilizada a sua segunda fase, a arrecadação de 238,7 mil quilos de itens alimentícios. O número de doações pode ser ainda maior, se consideradas as ações que foram realizadas mas ainda não registradas na plataforma da Cáritas Brasileira. No início do mês passado, foi promovida a Semana Nacional de Mobilização, com drive thrus em diversas cidades do país.
Além dos itens alimentícios que compuseram cestas, foram doadas 36 mil unidades de alimentos prontos para consumo, como marmitas e sopas, por exemplo. A arrecadação no mês de junho também contabiliza 33 mil peças de roupas e calçados, 30 mil kits de higiene e limpeza, 7695 equipamentos de proteção individual (EPIs) e 16,8 mil reais em recursos financeiros.
Os registros foram feitos por iniciativas realizadas em 10 dioceses e na arquidiocese de Florianópolis, num total de 46 registros de ações.
As arqui/dioceses que registraram ações em junho:
Roraima (RR)
Tocantinópolis (TO)
Grajaú (MA)
Bom Jesus da Lapa (BA)
Nova Iguaçu (RJ)
São Carlos (SP)
Registro (SP)
Foz do Iguaçu (PR)
Caçador (SC)
Florianópolis (SC)
Tubarão (SC)
O bispo de Roraima (RR) e segundo vice-presidente da CNBB, dom Mário Antônio da Silva, disse que a iniciativa era uma oportunidade de solidariedade urgente:
“Neste ano de 2021 estamos vivendo tempos difíceis, mas também com oportunidade de solidariedade e solidariedade urgente, por isso convidamos a todos a participarem da Ação Solidária Emergencial É tempo de Cuidar.
Neste ano de 2021 estamos em uma nova fase focada em combater a fome, estimulando doações para que em todos os lares haja comida e, assim, conseguirmos fazer com que a população brasileira viva a segurança alimentar.
Realizamos no mês de junho a Semana Nacional de Mobilização Solidária. Muitas dioceses, instituições participaram conosco (…). Também fizeram um bonito trabalho, com tantas entidades e instituições afins na solidariedade.
Queremos como CNBB, Cáritas, CRB, ANEC e MEB continuar estimulando a nossa população a participar da Ação Solidária. Por isso quem ainda não fez essa Semana de Mobilização em sua diocese/comunidade pode fazer no decorrer deste novo semestre de 2021, fazendo doação de alimentos para as pessoas mais necessitadas”, estimulou dom Mário.
Como fazer
A Ação Emergencial É tempo de cuidar é motivada pela CNBB e pela Cáritas Brasileira, também com participação da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), da Associação Nacional de Educação Católica (Anec) e do Movimento de Educação de Base (MEB). Mas a sua realização é nas comunidades, nos grupos pastorais ou até individualmente.
“Queremos lembrar a todos de não se esquecer de fazer o registro dessas atividades de solidariedade. Procure o site da CNBB e da Cáritas Brasileira para fazer o registro de todas essas atividades. A caridade expressa nossa capacidade de amar a Deus e ao próximo. Que realmente o Senhor nos dê olhos para ver as necessidades e o sofrimento de nossas irmãos e irmãs. E que também o Senhor inspire cada um de nós com palavras e ações para confortar os desanimados e partilhar com os mais necessitados (…).
Se você doou Deus recompense! Se ainda não, é sempre tempo de doar, de cuidar e de partilhar. Deus recompense a sua generosidade. Se organize em família, em comunidade, ame, partilhe, doe. Vamos saciar a fome daqueles que menos ou nada tem. Que Deus recompense a sua generosidade!”, exortou dom Mário.
Para saber como realizar as arrecadações, como registrar e acessar materiais de apoio, confira o hotsite da campanha, clicando aqui.
Para conhecer os números detalhados sobre as doações, clique aqui.
Fonte: CNBB