Abertura do Mês Missionário Extraordinário – Região Pastoral I

“Evangelizar, constitui; de fato, a graça e a vocação própria da Igreja, a sua mais profunda identidade. Ela existe para evangelizar, ou seja, para pregar e ensinar, ser o canal do dom da graça, reconciliar os pecadores com Deus e perpetuar o sacrifício de Cristo na Santa Missa, que é o memorial da sua Morte e Ressurreição” (Evangelii Nuntiandi, 14 – Papa Paulo VI).

O Dia Mundial das Missões, instituído em 1926 pelo Papa Pio XI, é comemorado no terceiro domingo do mês de outubro – este ano, portanto, no dia 20. No Brasil, desde 1972, a iniciativa desta campanha missionária se estendeu para todo o mês, não se limitando a um dia em especial.

Para 2019, o Papa Francisco proclamou outubro o Mês Missionário Extraordinário, como forma de celebrar o centenário da Carta Apostólica Maximum Illud, do Papa Bento XV, e, mais do que isso, impulsionar os cristãos batizados na missão de evangelizar “mundo afora”.

Em nossa Diocese, a abertura do Mês Missionário Extraordinário aconteceu nas três Regiões Pastorais. No Regional I, a Santa Missa foi celebrada na Matriz Nossa Senhora da Saúde, em Itabira. Presidida pelo bispo Dom Marco Aurélio Gubiotti, ela foi concelebrada pelos padres Adriano Mendes de Pinho, Paulo Marcony Duarte Simões, Renato Menezes Cruz e Flávio Assis.

No dia em que se celebra, também, a memória de Santa Teresinha do Menino Jesus, a participação dos fiéis foi marcante. Uma Igreja florida, com dezenas de rosas que traduzem bem a tradição de honrar esta santa – Padroeira das Missões.

Dom Marco Aurélio foi pontual no chamado à reflexão sobre o compromisso de cada batizado no que se refere à missão: “Como tornaremos este mês missionário realmente extraordinário na nossa caminhada de fé? Queremos que este mês seja marcado pela Palavra de Deus, que nos é de tal forma importante que, em alguns momentos, São Lucas se refere à Igreja como a Palavra (o seu anúncio na missão)”.

Fazendo referência ao Evangelho do dia (Lc 9,51-56), o bispo ainda ressaltou que, como cristãos, devemos adotar a mesma postura firme de Jesus, que não se intimidou ao partir para Jerusalém. Que nossa caminhada seja seguir Jesus e à sua missão salvífica, apresentando um Evangelho da Alegria e da Paz.

Ao retomar o exemplo de Santa Teresinha, Dom Marco Aurélio foi incisivo: “Não é possível ser discípulo missionário de Jesus Cristo sem uma vida de oração. Ela (Santa Teresinha) rezava pelos anunciadores do Evangelho”.

A Santa Missa ainda foi marcada por outros momentos de forte simbolismo e significado espiritual para os católicos. Ao longo da celebração, os fiéis foram convidados a renovarem as promessas do batismo. Um chamado profundo para este mês que tem como tema: Batizados e Enviados e como lema “A igreja de Cristo em missão no mundo”.

Dom Marco Aurélio também manteve a tradição de abençoar as rosas que os fiéis levam para casa. Após a bênção final, a comunidade de fé, junto com os pastores, vivenciou um momento de descontração. Um lanche partilhado reuniu todos na área externa da Matriz da Saúde.

“Como o Pai me enviou, também eu vos envio” – Jo 20,21

Assessoria de Comunicação

Outras fotos da Santa Missa de abertura do Mês Missionário Extraordinário estão disponíveis na página da Paróquia no facebook: https://www.facebook.com/pnssitabira/