Prioridades diocesanas, abertura da CF e Sínodo na pauta da reunião do Copar

Reunião do Copar (26/02) no salão da Paróquia N. Sra. da Saúde - Foto: Paróquia da Saúde

Membros do Conselho Pastoral da Região I (Copar) se reuniram durante toda a manhã de sábado, 26/02, em Itabira, no salão paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Saúde.

 

Cerca de 40 pessoas, representantes das paróquias da Região Pastoral I da Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano, movimentos, serviços etc. participaram do encontro. Entre eles, os padres: Daniel Orpilla (Comissão Justiça e Paz); José Marcelino de Magalhães (Paróquia Nossa Senhora da Piedade/Itabira); Marianus Frederikus (Paróquia Santo Antônio/Itabira); Wilner Pierre (Paróquia Nossa Senhora do Rosário/Santa Maria); Ueliton Neves (Coordenador da Região Pastoral 1); Paulo Marcony Duarte Simões (Paróquia Nossa Senhora da Saúde/Itabira).

Prioridades Diocesanas (2021-2024)

Diante dos vários desafios enfrentados por toda a Igreja na pandemia, em especial a nossa Igreja Particular, um dos pontos abordados na reunião foi o desenvolvimento das prioridades diocesanas nas paróquias: “Pastorais Sociais/Meio Ambiente” e “Juventudes”.

Sobre o Plano da Ação Evangelizadora e Pastoral (2021-2024), destacou-se a importância do fortalecimento das Pastorais Sociais, sobretudo diante do agravamento da crise socioeconômica que atinge o país. Alguns exemplos práticos do que vem sendo feito em algumas paróquias foram apresentados – o que levantou outra questão de suma importância para a caminhada da Igreja Particular: ainda é preciso avançar na efetivação de uma Pastoral Orgânica, no caminhar juntos.

As diferentes realidades paroquiais exigem, muitas vezes, práticas distintas na adoção de medidas que levem ao fortalecimento e implantação das prioridades aprovadas em assembleia. Apesar disso, as paróquias não caminham sozinhas, são os alicerces da diocese o que implica, necessariamente, que haja maior interação, troca de ideias, conhecimento das atividades, intercâmbio de iniciativas que estão dando certo. Daí a importância de alavancar e concretizar a Pastoral Orgânica. As dificuldades do trabalho em conjunto precisam ser superadas:

“A gente tem que ter a lucidez para enfrentar as dificuldades e não desistir” – Pe José Marcelino, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Piedade/Itabira.

Campanha da Fraternidade 2022

Este ano a Campanha da Fraternidade (CF) traz como tema “Fraternidade e Educação” e como lema “Fala com sabedoria, ensina com amor”. Uma proposta de educação integral, humanizada e solidária que é um convite aos cristãos para uma reflexão mais profunda sobre este tipo de educação que exige a participação e colaboração de todos (família, comunidade de fé, sociedade).

Tradicionalmente, a Campanha tem início na Quaresma – um tempo de preparação interior cujo ápice se desenrola ao fim da Semana Santa, com a Páscoa do Senhor. Neste caminho, a Igreja no Brasil nos convida a refletir também sobre a educação, a pensar no modelo de educação que queremos para todos.

Na Região Pastoral I, a abertura da CF será no dia 6 de março, na Igreja Santo Antônio/ Bairro Gabiroba, em Itabira.

Cronograma:

14h30 – Acolhida das caravanas

15h – Abertura do encontro

15h15 – Formação sobre a CF (Escutar, Discernir, Agir)

16h – Santa Missa e envio

Poderão participar 20 pessoas de cada paróquia da Região I e é necessário fazer a inscrição, até o dia 3/03, nas secretarias paroquiais.

Sínodo 2021-2023

Após a convocação do Papa Francisco para o Sínodo 2021-2023 – “Por uma Igreja sinodal: participação, comunhão e missão”, dioceses do mundo inteiro estão se organizando para o que pode ser considerado o maior processo de escuta cristã da história da Igreja.

Em nossa Diocese esta caminhada já começou e o assunto também esteve na pauta da reunião do Copar. Além de incentivar a etapa pré-sinodal em todas as paróquias, o sínodo vai possibilitar um amplo diagnóstico da nossa caminhada em nível paroquial e diocesano – nos seus mais diversos organismos ativos, desvelando aspectos positivos e negativos da nossa maneira de ser igreja no “caminhar juntos”.

No encontro, foi ressaltada a importância e a necessidade de todos assumirem o “compromisso da escuta” nas mais diversas instâncias paroquiais. Algumas dinâmicas em desenvolvimento foram apresentadas.

Na Paróquia Nossa Senhora da Saúde/Itabira, as três comunidades paroquiais constituídas (Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora da Conceição e Nossa Senhora da Saúde) estão engajadas no processo pré-sinodal. Dois questionários distintos, um destinado ao público externo e outro ao público interno, já estão sendo distribuídos.

Por meio da Epap (Equipe Paroquial de Assessoria Pastoral), e a partir das análises de resultados apontados nos questionários, cada comunidade participará de um encontro e reflexão para o diagnóstico destes resultados. Ao final, um encontro paroquial reunirá membros das três comunidades de fé para uma reflexão conjunta e elaboração do relatório que deverá ser encaminhado para a Diocese até o dia 10 de abril.

Em um esforço conjunto, a Epap e Pascom estão desenvolvendo produções informativas sobre o processo sinodal, destacando a importância da participação dos fiéis/batizados e reforçando o convite nas redes sociais, grupos do WhatsApp e site da Paróquia.

A caminhada sinodal da Diocese será concluída no dia 14 de maio com o Encontro Diocesano Pré-Sinodal. A Diocese disponibilizou em seu site um questionário que você pode acessar clicando aqui.

Outras registros do encontro estão disponíveis na página da Paróquia Nossa Senhora da Saúde no facebook

 

 

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui