A violência e o ruído da força do mal

"A demon-possessed man delivered" - de Jan van't Hoff em Gospelimages

Por Frei Gustavo Medella

“Então o espírito mau sacudiu o homem com violência, deu um grande grito e saiu” (Mc 1,26).

A força do mal é sempre violenta e, com muita frequência, barulhenta e escandalosa. Também se distingue pela falta de compromisso e comprometimento com as pessoas, usando-as enquanto úteis e descartando-as como lixo quando termina seu “prazo de utilidade”. A força do mal se manifesta no egoísmo exacerbado, na sede e no apego ao poder e ao dinheiro e na incapacidade de perceber o outro em suas necessidades e expectativas.

Combatê-la é um exercício exigente que demanda perseverança e inteligência. Começa como tarefa pessoal na qual, lançando mão dos expedientes que Jesus apresenta no Evangelho, o crente faz um sério trabalho de discernimento, buscando vencer em si toda tentação ao egoísmo, à intolerância e à autossuficiência. Este primeiro passo permite que cada pessoa se perceba parte de um todo mais amplo, da comunidade humana, também sujeita às ações malignas presentes em estruturas, comportamentos e escolhas que disseminam dor, sofrimento e morte.

Caminhar à luz do Evangelho e de seus grandes valores (justiça, partilha, generosidade, respeito etc.), permite à comunidade dar passos – às vezes silenciosos e discretos, mas sempre firmes e transformadores – na direção de um mundo capaz de superar a força do mal. Caminhemos, olhos fixos em Jesus.

Fonte: Franciscanos

FREI GUSTAVO MEDELLA, OFM, é o atual Vigário Provincial e Secretário para a Evangelização da Província Franciscana da Imaculada Conceição. Fez a profissão solene na Ordem dos Frades Menores em 2010 e foi ordenado presbítero em 2 de julho de 2011.