A resposta do ‘Papa Francisco’ à pequenina itabirana Ayana

Ela completou 6 anos no dia 27 de setembro. E como deveria ser, para qualquer criança desta idade, Ayana Maria Silveira Figueiredo é alegre, sorridente, muito esperta. Adora conversar, e é tão boa de prosa que pode deixar muito adulto de queixo caído.

Com uma rotina intensa, além da escola regular, Ayana tem aulas de balé, violino e participa dos ensaios do Coral de Crianças na Matriz Nossa Senhora da Saúde. Mas olhando o rostinho, ora angelical, ora sapeca, dá pra ver que energia… não falta. Energia e iniciativa.

No dia 3 de agosto (2019), ao ver o papa no programa “Angelus com o Papa Francisco”, reprisado no sábado pela Canção Nova, a menina teve um “insight”: o de escrever uma cartinha para o Papa. “Pensei em escrever várias coisas pra ele” – disse.

“Querido Papa Francisco

Meu nome é Ayana e significa Flor Bela. Meu nome é africano, eu sou afro-brasileira(…) *

Eu gosto muito de Jesus e eu amo ler bíblias…”

Além da cartinha, Ayana enviou uma foto pessoal, rodeada com as bíblias que coleciona, e um desenho elaborado de Francisco. Com uma veste papal colorida, dá para ter noção da imagem que ela faz do Sumo Pontífice.

A mãe, Luciana da Silveira Silva, nutricionista, ao chegar do trabalho, viu a carta que a filha estava escrevendo, sob o olhar atento da avó Benedita Geralda da Silveira – muito conhecida na Comunidade Nossa Senhora de Fátima, na Vila Amélia, como Bené.

Poucos dias depois, a carta foi remetida ao Vaticano, em um envelope bem caprichado, ao estilo de uma verdadeira Flor Bela: “coloquei glitter, um coração, esperei secar e quando estava sequinho, entreguei pra mamãe”.

Ao ser questionada sobre se esperava que o Papa respondesse, Ayana foi incisiva: “quando eu mandei, já deu a vontade de ir lá… e fiquei pensando que ele ia responder”.

No dia 4 de novembro, a correspondência vinda do Vaticano, endereçada à pequena garotinha itabirana, chegou.

“Prezada Ayana Maria,

O Papa Francisco ficou feliz com a carta e o desenho que você lhe enviou(…)

O Papa manda dizer que reza ao Senhor Jesus, Amigo das crianças, pela Ayana Maria para que seja sempre uma menina boa e feliz(…)

E para que você e seus familiares se mantenham no bom caminho e vivam na amizade de Deus, o Papa Francisco envia a todos uma especial Bênção Apostólica e pede-lhes também que rezem sempre por ele.”

A alegria de Ayana é tamanha que, durante esta entrevista, ela pegou a correspondência e frisou: “ele me enviou uma especial bênção apostólica!”

Além da carta-resposta do Vaticano, ainda recebeu uma foto do Papa Francisco e um terço.

Ayana com o terço e foto do Papa

Completamente integrada à fé Católica, Ayana participa da missa todo domingo, lê a bíblia com afinco e não desliza nas respostas. Ao ser questionada sobre as partes da história de Jesus que mais gosta, com as mãozinhas pequenas, pega uma das bíblias e diz: “nessa aqui eu gosto quando Jesus alimenta mais de 5 mil pessoas”. Pega a outra bíblia: “aqui, quando Jesus voltou para o céu”. Sobre o trecho da Ascensão do Senhor, ela conta que chorou muito: “eu não queria que Ele fosse embora”.

Ayana aparenta uma maturidade na fé que poderia servir de puxão de orelha para muitos adultos. Entre um vai e vem de assuntos, ela relata que no hallowen deste ano, ao ouvir de um coleguinha que esta festa “era maior que Jesus”, chegou em casa com um propósito. Falou com a mãe que queria pregar o Evangelho no dia do hallowen. A ideia ganhou forma e, acompanhada de Luciana, lá foi a pequetita falar de Jesus. Segundo a mãe, passaram por, pelo menos, umas quatro casas.

Algumas horas de conversa com esta criança é de fazer transbordar o coração. Talvez pela simplicidade, ou pela mais bela das sabedorias – que é a ingênua graça concedida pelo Pai. No final, a gente sai feliz o bastante para se sentir grato por tudo: pelo dom da vida, pelo dom e graça de ser parte de uma Igreja capaz de congregar no mundo diferentes pessoas/comunidades em torno de uma única mesa, de uma fé única em Nosso Senhor Jesus Cristo.

(Que para sempre seja louvado!)

Liliene Dante

* Ayana é filha do moçambicano José Luiz Francisco Figueiredo