A ousadia de pescar no profundo

Por Frei Gustavo Medella

A multidão se apertava em torno de Jesus, semelhante aos peixes numerosos que quase romperam a rede lançada sob o comando do Mestre. Aquelas pessoas comprimiam Jesus porque dentro si também se sentiam comprimidas, angustiadas, sedentas por ouvir algo novo, que lhes trouxesse esperança, alento, uma nova maneira de viver a vida e superar os desafios. A exemplo de Simão e seus companheiros, a multidão estava com as redes vazias, o coração despedaçado, as esperanças amarradas por um fio.

Na linguagem do Evangelho, repleta de símbolos, o Senhor ordena a Simão e aos companheiros, cansados e descrentes, que avancem para águas mais profundas e lancem as redes novamente. Talvez o segredo na instrução não estivesse na insistência em mais uma vez praticar algo que até então não estava sendo frutuoso, mas no local onde deveria ocorrer a nova tentativa. Assim também poderia valer para a multidão: Em que lugar aquele povo estaria lançando suas redes? Pergunta provocativa em nível pessoal e também eclesial.

Em que objetivos cada um de nós aplica as melhores forças? Certamente, os apelos são diversos e o discernimento nem sempre é fácil. Podemos nos seduzir pelo encanto da riqueza, da fama, do sucesso e da beleza. No entanto, logo percebemos que nossa rede está vazia, não encontramos um sentido capaz de nos preencher. É aí que nos sentimos convidados a aprofundar a nossa busca. É nesta direção que o Mestre nos convida a seguir. O caminho da entrega, do esquecer-se de si, da ousadia de deixar de lado as seguranças e lançar as redes com coragem.

E como Igreja, onde temos lançado as redes? Na segurança institucional, na exterioridade de vestes e rituais, nas alianças com quem tem a força e o poder? Pesca vã, rede vazia… Nossa sorte é que temos Jesus como guia e o Papa Francisco como timoneiro da Barca de Pedro. O Santo Padre, lúcido e ousado, firme e fiel ao Evangelho, tem sido o primeiro a nos provocar a fim de que vençamos a superficialidade rasa de uma fé alienante para mergulharmos com coragem em opções e ações que sejam capazes de transformar a realidade a partir do que é profundo, consistente e permanente.

Fonte: Franciscanos

FREI GUSTAVO MEDELLA, OFM, é o atual Vigário Provincial e Secretário para a Evangelização da Província Franciscana da Imaculada Conceição. Fez a profissão solene na Ordem dos Frades Menores em 2010 e foi ordenado presbítero em 2 de julho de 2011.