A Igreja Católica Apostólica Romana, como instituição hierarquizada, possui diversos organismos, que são responsáveis por inúmeros assuntos, como desde a nomeação de bispos, até os assuntos administrativos das paróquias.
A sede da Igreja Católica está em Roma, e recebe o nome de Santa Sé. Para os assuntos mais importantes da igreja, como nomeação de bispos, liturgia, doutrina, e outros, existem os discatérios. O seu conjunto forma a Cúria Romana, onde cada responsável recebe o nome de prefeito, é e nomeado diretamente pelo papa. Geralmente costuma ser um cardeal.
Na Igreja Católica, o mais alto cargo, é o de papa, que na verdade, é o bispo da diocese de Roma, Itália. A Igreja é governada através da colegialidade entre os bispos, sendo que os demais reconhecem a primazia do bispo de Roma (primeiro entre iguais). Todos os bispos católicos do mundo inteiro estão unidos ao bispo de Roma (Romano Pontífice).
Publicado por: Catedral São Carlos Borrome
O que são os Dicastérios da Cúria Romana?
Para exercer o poder supremo, pleno e imediato sobre a Igreja universal, o Romano Pontífice vale-se dos Dicastérios da Cúria Romana. Portanto, em nome e com a autoridade do pontífice, eles exercem seu ofício para o bem das Igrejas e em serviço dos Sagrados Pastores.
O papa delega a cada Dicastério uma função do governo. Em outras palavras, Dicastério, que vem do grego e significa ‘juiz’, é o nome dado para os departamentos do governo da Igreja Católica que compõem a Cúria Romana. Entre os dicastérios estão: a Secretaria de Estado, as Congregações, os Tribunais Eclesiásticos, Conselhos, Ofícios, Comissões e Comitês.
Fonte: Gaudium Press
Por Jornal de Barretos – 01/03/2020