A humanidade sonhada por Jesus

Imagem ilustrativa de Frei Fábio Melo Vasconcelos

Por Frei Gustavo Medella

 

A Leitura do Livro dos Atos dos Apóstolos deste segundo Domingo da Páscoa, em seus poucos versículos (At 4,32-35), traz os pilares de uma sociedade dos sonhos de Deus. Certamente foi por esta proposta de humanidade que Jesus derramou o seu sangue. Um mundo sem fome, sem guerra e sem injustiça.

O primeiro pilar apresentado é o da unidade: “A multidão dos fiéis era um só coração e uma só alma”. Na diversidade de culturas, costumes e origens, os adeptos da proposta de Jesus encontram um modo de viver e de se respeitar no qual ninguém anula a sua identidade, mas a potencializa numa direção construtiva capaz de promover a vida e o respeito. As diferenças não são obstáculos para a convivência, mas representam uma oportunidade de aprendizado coletivo, onde todos se respeitam simplesmente (e é o que basta!) pelo fato de serem filhas e filhos amados de Deus.

O segundo pilar é o da partilha: “Ninguém considerava como próprias as coisas que possuía, mas tudo entre eles era posto em comum”. Havia, entre a comunidade, a consciência de que os bens existem para atender as pessoas, e não o contrário. A sede pela acumulação não encontrava espaço naqueles corações que haviam descoberto um tesouro muito mais valioso, este sim pelo qual valia a pena doar a vida. Apesar das contradições e dos desafios, conseguiram chegar à conclusão de que o “ser” é infinitamente mais importante do que o “ter”.

O terceiro, o testemunho: “Com grandes sinais de poder, os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus”. Poucos tiveram a graça de um encontro presencial com Jesus Cristo em vida ou como o Ressuscitado. No entanto, inúmeros puderam – e ainda podem – ouvir e ver os testemunhos em torno da vida e dos ensinamentos do Filho de Deus. Hoje, cada cristão é chamado a ser testemunha prática de tudo que Jesus pregou e fez.

O quarto pilar é o cuidado: “Entre eles ninguém passava necessidade”. Em tempos difíceis como os atuais, a atenção por aqueles que passam necessidade deve ser redobrada. No mundo sonhado por um Deus que se faz Pão, jamais caberá um ser humano faminto. Que as esperanças deste mundo melhor estevam sempre povoando o horizonte daqueles que escolheram caminhar segundo o seguimento de Jesus Cristo.

Fonte: Franciscanos


FREI GUSTAVO MEDELLA, OFM, é o atual Vigário Provincial e Secretário para a Evangelização da Província Franciscana da Imaculada Conceição. Fez a profissão solene na Ordem dos Frades Menores em 2010 e foi ordenado presbítero em 2 de julho de 2011.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui