As homenagens a Nossa Senhora Aparecida, no segundo final de semana deste mês de outubro, reuniram mais de 490 mil pessoas no Santuário Nacional de Aparecida, no interior de São Paulo. No Ceará, a cidade de Juazeiro do Norte, terra do servo de Deus Padre Cícero Romão Batista, atrai cerca de 300 mil romeiros a cada ano. Essas expressões da devoção popular reforçam o sentido de pertença do povo católico à Igreja e ajudam a explicar a confiança do povo brasileiro na instituição.
Recente pesquisa Quaest apontou a Igreja Católica como a instituição que mais conta com a confiança dos brasileiros. De acordo com os dados, 73% dos entrevistados confiam na Igreja Católica.
Tendo referência a devoção do povo de Deus e os grandes eventos da fé, surge como possibilidade de análise aquilo que os bispos já observaram há mais de 15 anos, durante a Conferência de Aparecida. Tais eventos e mobilizações religiosas contribuem para a consciência comum de pertença a um grupo.
“Em nossa cultura latino-americana e caribenha conhecemos o papel tão nobre e orientador que a religiosidade popular desempenha, especialmente a devoção mariana, que contribui para nos tornar mais conscientes de nossa comum condição de filhos de Deus e de nossa comum dignidade perante seus olhos, não obstante as diferenças sociais, étnicas ou de qualquer outro tipo”, escreveram os bispos no Documento de Aparecida.
No mesmo documento, os bispos reconhecem que essa maneira de expressar a fé está presente de diversas formas em todos os setores sociais, “em uma multidão que merece nosso respeito e carinho, porque sua piedade ‘reflete uma sede de Deus que somente os pobres e simples podem conhecer’”.


Os grandes eventos têm sido uma forma de reforçar o primeiro anúncio do Evangelho e animar populações inteiras no seu aprofundamento. Em Fortaleza (CE), o Festival Halleluya promovido pela Comunidade Católica Shalom reuniu em um dia 300 mil pessoas. Já o evento Desperta Brasil, em Brasília (DF), teve a participação de 80 mil pessoas, batendo o recorde de público no Estádio Nacional Mané Garrincha.
Também eventos arquidiocesanos contam com grande participação dos fiéis. Em Belo Horizonte, o evento Eucarístico Torcida de Deus levou 50 mil pessoas ao Mineirão. Em São Luís (MA), 40 mil pessoas participaram das celebrações de Corpus Christi neste ano. Em Brasília, a arquidiocese de Brasília reuniu cerca de 30 mil pessoas nas Festividades da Padroeira, Nossa Senhora Aparecida, na Esplanada dos Ministérios.

A Igreja ensina que a piedade popular é “imprescindível ponto de partida para conseguir que a fé do povo amadureça e se faça mais fecunda”, de acordo com o Diretório sobre a piedade popular e a Liturgia.
Ainda tomando o Documento de Aparecida como referência, é possível entender que essas expressões devem ser cuidadas como um tesouro dos povos latino-americanos, “para que nela resplandeça cada vez mais ‘a pérola preciosa’ que é Jesus Cristo, e seja sempre novamente evangelizada na fé da Igreja e por sua vida sacramental”.
Foto de capa: Aristides Lopes/Pascom Catedral de Brasília
Fotos ilustrativas: Henryqueta Cintra/ComShalom / Fiama Tonhá / Diocese de Crato
Texto: CNBB

