A beleza do Sagrado Coração à luz dos Evangelhos

Imagem de Diego Zamudio em Cathopic

Todos os anos, na segunda sexta-feira após a Solenidade de Pentecostes, a Igreja celebra a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus. Por sua estreita ligação com o mistério pascal, por meio dele nos colocamos de volta ao evento de nossa salvação.

 

Nesta festa contemplamos o grande amor que nosso Redentor teve ; evoca a imensidão do amor de Deus por cada um de nós,

Porque Deus amou tanto o mundo que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. (João 3,16)

Gostaria de compartilhar com vocês alguns pontos em que os evangelistas nos falam do coração de Jesus, os mesmos episódios através dos quais se evidencia o mistério da intimidade do Senhor, pois quem vê Jesus vê o Pai e pelo amor de o Filho nos é mostrado o amor do Pai.

Vejam que amor o Pai teve por nos chamar de filhos de Deus, porque somos! (1Jo 3,1)

No contexto bíblico, a categoria do coração também é usada para se referir ao reino da consciência pois é lá que as decisões são tomadas, sentimentos e atitudes são cultivados neste lugar que indica a interioridade da pessoa.

Por isso celebramos e contemplamos a beleza do Sagrado Coração de Jesus, pois entre tantas coisas que este órgão pode indicar, nos mostra o mistério da intimidade e interioridade de nosso salvador e redentor.

Talvez duas das passagens evangélicas mais emblemáticas, pelo menos na minha opinião, sejam aquela em que Jesus nos convida a imitar as características de seu coração: mansidão e humildade; e aquela (que mais nos liga ao mistério pascal) do momento em que o coração de Jesus é trespassado pela lança, da qual brotam sangue e água. Vamos agora vê-los com mais detalhes.

Vinde a mim, todos vós que estais cansados ​​e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Toma sobre ti o meu jugo e aprende de mim, porque sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve. (Mateus 19,28-30)

Jesus convida-nos a encontrar refúgio e descanso Nele, a imitar as virtudes do seu coração com mansidão e humildade. Viver o projeto de amor que Ele nos propõe através de sua vida. Ele mesmo é um convite constante a viver o amor do Pai como estilo de vida e doação.

Um dos soldados perfurou seu lado com uma lança e instantaneamente saiu sangue e água. (Jo 19,34)

Neste versículo encontramos as coordenadas em que podemos encontrar detalhes surpreendentes. Do coração trespassado de Jesus brotam os sacramentos, simbolizados pela água do Batismo e pelo sangue da Eucaristia. Note-se que, pouco antes, o evangelista São João havia feito referência ao fato de Jesus ter “entregue o Espírito”. Na teologia narrativa deste evangelista, Jesus não morre, entrega o seu espírito, dá-nos o Espírito e os sacramentos, ou seja, do coração trespassado de Jesus brotam os maiores tesouros da Igreja: os sacramentos, que podem só pode ser recebido e celebrado graças ao dom do Espírito, que aconteceu um pouco antes.

Nesta bela solenidade é possível ganhar a indulgência plenária através do ato de Consagração ao Sagrado Coração de Jesus (se fizer, faça preferencialmente em frente à sua imagem ou escultura, ou em uma Igreja, em frente ao sacrário).

Você vive as virtudes do Sagrado Coração de Jesus, imitando sua humildade e mansidão? Você é capaz de pedir a ele essas virtudes para sua vida diária?

Por Ernest Camarena – religioso pavoniano, estudante de Teologia.
Fonte: Tolkian / Cathopic

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui