Seja bem-vindo(a) em nosso site oficial . Itabira (MG), 04 de agosto de 2025

04/08 Notícias em Geral Papa incentiva o diálogo e aponta o caminho da esperança como vocação para as novas gerações
Compartilhar

Em uma celebração marcada por emoção, fé e compromisso, o Papa Leão XIV dirigiu palavras fortes e esperançosas aos jovens de todo o mundo no domingo, 3 de agosto, durante a missa do Jubileu dos Jovens, realizada na esplanada de Tor Vergata, em Roma. Mais de um milhão de participantes acompanharam a celebração, que culminou com a oração mariana do Angelus.

Antes da oração, o Papa manifestou sua gratidão pela experiência vivida nos dias do Jubileu e destacou a presença de cerca de 450 bispos e 7 mil sacerdotes. Também fez memória de duas jovens peregrinas, Maria, da Espanha, e Pascale, do Egito, que faleceram durante o evento.

“Foi uma chuva de graças para a Igreja e para o mundo inteiro! E foi assim através da participação de cada um de vocês”, afirmou.

Mas foi ao falar sobre a dor dos jovens em contextos de conflito que o Pontífice tocou os corações:
“Estamos com os jovens de Gaza, com os jovens da Ucrânia, com os de todas as terras ensanguentadas pela guerra”, disse Leão XIV. “Vocês são o sinal de que um mundo diferente é possível: um mundo de fraternidade e amizade, onde os conflitos não são resolvidos com armas, mas com o diálogo.”

Em comunhão com Cristo, o Papa reforçou que os jovens, unidos a Jesus como os ramos à videira, podem transformar o mundo:

“Serão sementes de esperança onde quer que vivam: na família, com os amigos, na escola, no trabalho, no esporte.”

Próximo destino: Seul 2027

Ao final do Angelus, o Papa anunciou que a “peregrinação de esperança” dos jovens continuará: “Renovo o convite feito pelo Papa Francisco em Lisboa, há dois anos: os jovens de todo o mundo se reunirão com o Sucessor de Pedro para celebrar a Jornada Mundial da Juventude em Seul, na Coreia, de 3 a 8 de agosto de 2027.” O tema será: “Tende coragem: eu venci o mundo!”

“Contagiem com sua fé”

Na homilia da missa, Leão XIV convidou os jovens a permanecerem na amizade com Jesus e a aspirarem à santidade. Inspirou-se na figura dos beatos Piergiorgio Frassati e Carlo Acutis, que em breve serão canonizados:

“Cultivem essa amizade com a oração, a adoração, a Comunhão eucarística, a Confissão frequente e a caridade generosa”, exortou o Papa.

Refletindo sobre a liturgia, o Pontífice destacou a fragilidade da vida como oportunidade de renovação no amor. “Não fomos feitos para uma existência parada, mas para uma vida que se renova continuamente no dom, no amor”, disse, acrescentando:

“Diante da sede de sentido, não enganemos o coração com subterfúgios. Precisamos de algo que nenhuma realidade criada pode nos dar: precisamos de Deus.”

Leão XIV também recordou as palavras de Santo Agostinho e São João Paulo II, reafirmando que a verdadeira esperança está em Jesus: “Não se contentem com menos! Aspirem a coisas grandes. Aspirem à santidade”, concluiu.

Antes de se despedir, o Papa confiou os jovens à intercessão de Maria, Virgem da Esperança, e os encorajou a levar a alegria do Evangelho aos quatro cantos do mundo:

“Transmitam esta saudação a todos os jovens que precisam de uma mensagem de esperança. Vocês são o sal da terra, a luz do mundo.”

Com informações de Mariangela Jaguraba | Vatican News

CNBB