“Neste dia lindíssimo gostaria de convidar a todos, começando por mim mesmo, a viver aquilo que estamos celebrando, na beleza de uma catedral que poderíamos chamar de ‘natural’, com as plantas e tantos elementos da criação que nos trouxeram aqui para celebrar a Eucaristia, que significa: dar graças ao Senhor.”
Foram estas as palavras que introduziram a homilia do Papa Leão XIV durante a missa no Borgo Laudato Si’, em Castel Gandolfo, nesta quarta-feira, 9/07. O Santo Padre utilizou, pela primeira vez, o novo formulário litúrgico “Pela Proteção da Criação”.
O formulário, apresentado no início do mês, insere-se no compromisso da Igreja, de viver a conversão ecológica de forma concreta e celebrativa, por meio de orações e leituras bíblicas específicas.
De forma espontânea, o Pontífice iniciou dizendo que esta Eucaristia traz muitos motivos de agradecimento ao Senhor, todos ligados à Encíclica “Laudato Si’”, e exortou:
“Devemos rezar pela conversão de muitas pessoas, dentro e fora da Igreja, que ainda não reconhecem a urgência de cuidar da casa comum.”
E em seguida, recordou os “tantos desastres naturais que ainda vemos no mundo, quase todos os dias, em tantos lugares, em tantos países, que são em parte, causados também pelos excessos do ser humano, com seu estilo de vida. Por isso, devemos nos perguntar se nós mesmos estamos vivendo ou não essa conversão: o quanto ela é necessária!”
O Pontífice também uniu o clima de oração à dura realidade global:
“Compartilhamos hoje um momento familiar e sereno, ainda que em um mundo em chamas, seja pelo aquecimento global, seja pelos conflitos armados, que tornam tão atual a mensagem do Papa Francisco.”
Leão XIV recordou que a fé implica compromisso: “Nós escutamos o clamor da terra e dos pobres, pois esse clamor chegou ao coração de Deus. Nossa indignação é a sua indignação, nosso trabalho é o seu trabalho”
Por fim, o Papa situou a Eucaristia como o centro e o cume da ecologia integral e confiou aos presentes o “louvor cósmico” de Santo Agostinho:
“Senhor, as tuas obras te louvam para que te amemos e nós te amamos, para que as tuas obras te louvem.”
#papaleãoxiv #missa #laudatosi #vaticannewspt