Os participantes do 7º Encontro Nacional da Pascom-Brasil elegeram no domingo, 24 de julho, a nova coordenação da pastoral para o próximo quadriênio (2023-2026).
O encontro realizado no Mosteiro de Itaici, em Indaiatuba (SP), de 22 a 24 de julho, teve como tema: “Comunicação e Sinodalidade – Comunhão, Participação e Missão” e reuniu cerca de 500 participantes de todo o Brasil, sendo 200 presencialmente e 300 de forma remota.
O bispo auxiliar de Belo Horizonte e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Joaquim Giovani Mol, destacou que o momento deu uma contribuição para todos os pasconeiros entenderem o que é, de fato, ser uma Igreja sinodal, experiência na qual todos caminham juntos, tarefa a ser assumida por todos os agentes da Pastoral da Comunicação.
O coordenador nacional da Pascom-Brasil, Marcus Tullius, avaliou o encontro como muito positivo, com destaque para a participação presencial e on-line. “Nos sentimos motivados, encorajados e, acima de tudo, provocados pelas conferências que tivemos e pela temática exposta, para nos inspirar a ser uma Pastoral da Comunicação cada vez mais em sintonia com a Igreja, com um jeito de ser cada vez mais sinodal”, disse.
Nova coordenação para 2022-2026
A equipe é formada pelo coordenador-geral reeleito para mais um mandato, Marcus Tullius, pela vice-coordenadora Janaina Gonçalves, atual coordenadora da Pascom-Regional Leste 2, ambos de Belo Horizonte (MG), e pelo secretário-geral, Allex Ferrero, também coordenador da Pascom-Regional Nordeste 1, do Ceará.
O anúncio foi feito pelo presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB, dom Joaquim Mol, que também agradeceu à Patrícia Luz pelo exercício da função de secretária-geral nos últimos quatro anos.
O encontro foi encerrado na manhã do domingo, 24 de julho, com uma a missa presidida pelo presidente da Comissão Episcopal para a Comunicação da CNBB. O 8º Encontro da Pascom-Brasil tem dada marcada para julho de 2024, com local ainda a ser anunciado.
Fonte: CNBB