7 de outubro – dia de Nossa Senhora do Rosário

No dia 7 de outubro, celebramos a memória de Nossa Senhora do Rosário, padroeira de Itabira. Vale lembrar que, quando ainda não éramos uma Paróquia, a atual comunidade Matriz Nossa Senhora da Saúde pertencia à Paróquia Nossa Senhora do Rosário – à época, vinculada a Arquidiocese de Mariana.

A celebração desta memória litúrgica foi instituída pelo Papa Pio V em 1571, quando os cristãos comemoraram a vitória na batalha naval de Lepanto. Em meio a recitação do Santo Rosário, eles resistiram aos ataques dos turcos otomanos, vencendo-os em combate.

Essa festa é um convite à meditação dos Mistérios de Cristo, os quais nos guiam à Encarnação, Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus. O Rosário é uma oração contemplativa, que reflete a própria figura de Maria – que meditava e guardava tudo no seu coração. Sua origem é bem antiga, remonta aos monges (entre os séculos IV e V) que usavam pedrinhas para contar o número das orações vocais.

Também encontramos na história, o relato de que Maria apareceu a São Domingos indicando-lhe o Rosário como uma potente arma para a conversão: “Quero que saiba que a principal peça de combate tem sido sempre o Saltério Angélico (rosário) que é a pedra fundamental do Novo Testamento. Assim, quero que alcances estas almas endurecidas e as conquiste para Deus, com a oração do meu Saltério.

Esta designação de “rosário” pode ter origem no costume de, em alguns lugares, o povo oferecer coroas (guirlandas) de rosas à sua rainha. Os cristãos transferiram isto a Maria, a rainha do céu e da terra: oferecer-lhe uma coroa de 150 rosas – Ave-Marias. Daí o rosário, mas dividido em três partes, resultando o terço. Cada dez Ave-Marias, um fato da vida de Jesus e de Maria: cinco fatos da infância: mistérios da alegria (gozosos); cinco fatos da dor, da paixão e morte (dolorosos); cinco da vitória de Cristo e da participação de Maria nela (gloriosos). Como ficava fora a pregação de Jesus, João Paulo II, em 16 de outubro de 2002, acrescentou cinco mistérios da luz (luminosos). Assim, o rosário passa a ter 200 Ave-Marias (duzentas rosas) e cada série de cinco mistérios passa a ser um quarto. Mas, pela tradição, continuamos a falar em rezar um terço ou um rosário.

Nossa Senhora do Rosário, rogai por nós!