Foi divulgada a mensagem do Papa Leão XIV para o 10° Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, celebrado em 1º de setembro próximo, sobre o tema “Sementes de paz e esperança”.
Esse tema foi escolhido pelo nosso “amado Papa Francisco”, escreve o Santo Padre, por ocasião do décimo aniversário de publicação da Encíclica Laudato si’ e recorda o Jubileu da Esperança em andamento. “É neste contexto que o tema adquire todo o seu significado”, ressalta o Papa.
“Os fenômenos naturais extremos, causados pelas mudanças climáticas provocadas pelo homem, estão aumentando de intensidade e frequência, sem levar em conta os efeitos, a médio e longo prazo, de devastação humana e ecológica provocada pelos conflitos armados”, escreve ainda o Papa Leão.
O Papa recorda que “a própria natureza se torna, por vezes um instrumento de troca, uma mercadoria a negociar para obter ganhos econômicos ou políticos. Nestas dinâmicas, a criação transforma-se num campo de batalha pelo controle dos recursos vitais, como testemunham as áreas agrícolas e as florestas que se tornaram perigosas por causa das minas, a política da ‘terra queimada’, os conflitos que eclodem em torno das fontes de água, a distribuição desigual das matérias-primas, penalizando as populações mais frágeis e minando a própria estabilidade social”.
“A Bíblia não promove o domínio despótico do ser humano sobre a criação. Pelo contrário, é importante ler os textos bíblicos no seu contexto, com uma justa hermenêutica e lembrar que nos convidam a ‘cultivar e guardar’ o jardim do mundo”, escreve o Papa.
“Trabalhando com dedicação e ternura, muitas sementes de justiça podem germinar, contribuindo para a paz e a esperança”, escreve ainda o Papa
#papaleãoxiv #laudatosi #vaticannewspt