Na Audiência Geral, o Pontífice exortou a voltar o olhar para Maria e a rezar o Terço: “Que sua vida e suas escolhas diárias sejam iluminadas por Cristo”.
Amedeo Lomonaco – Vatican News
As aparições de Maria em Fátima, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora do Pilar e o mês de outubro dedicado ao Rosário. Nas saudações aos peregrinos, após a catequese da Audiência Geral, a bússola permanente foi a Virgem Maria. Na saudação aos fiéis de língua alemã, o horizonte se estendeu, em particular, para Fátima:
Que a Bem-aventurada Virgem Maria, cujas aparições em Fátima recordaremos amanhã, seja nossa guia no caminho da conversão contínua e penitência ao encontro de Cristo, sol da justiça. Que sua “luz suave” nos liberte de todo o mal e dissipe as trevas deste mundo atormentado pelas guerras.
Nossa Senhora do Pilar e Nossa Senhora Aparecida
Na saudação aos fiéis de língua espanhola, o Papa Francisco recordou que hoje se celebra Nossa Senhora do Pilar, “Padroeira da Hispanidade”. “Que ela interceda por nós junto a seu Filho, para que possamos descobrir o desejo profundo que Ele colocou no nosso coração e nos dê a graça de realizá-lo”. Aos peregrinos que vieram de Portugal, e de outros países de língua portuguesa, especialmente do Brasil, o Papa disse:
Hoje, celebra-se a Senhora Aparecida com tantos irmãos e irmãs que chegam em peregrinação ao seu Santuário. E ali, junto da Virgem Mãe, rezam o terço e cantam a Nossa Senhora Aparecida. Rezemos com eles pela paz e peçamos a Nossa Senhora que nos ajude a assumir o grande desejo do Pai celeste: fazer-nos participantes, a todos, da sua plenitude de vida.
O Rosário
Por fim, na saudação aos fiéis de língua polonesa, o convite do Papa a recitar o Rosário:
O mês de outubro é dedicado ao Santo Rosário. Ao recitar esta oração, deixe que sua vida e suas escolhas cotidianas sejam iluminadas por Cristo, esplendor da Verdade. Meditando os mistérios da luz, lembre-se de São João Paulo II que quis adicioná-los à contemplação dos outros momentos da vida de Jesus.
Consagração ao Coração de Maria
Em 25 de março, durante a Celebração da Penitência na Basílica de São Pedro, o Papa Francisco consagrou a Rússia e a Ucrânia ao Imaculado Coração de Maria. “Mãe de Deus e nossa, solenemente confiamos e consagramos ao vosso Coração Imaculado nós mesmos, a Igreja e toda a humanidade, especialmente a Rússia e a Ucrânia… Apague o ódio, aplaque a vingança, ensine-nos o perdão”, foi a oração do Pontífice: “Livra-nos da guerra, preserva o mundo da ameaça nuclear. Que a guerra cesse, conceda paz ao mundo. Fazei de nós artesãos de comunhão”.